“A EPTC mandou desviar o trânsito dos carros por cima da ciclovia”

A frase acima foi dita por dois funcionários da obra que estavam ontem às 21h na Av. Guaíba, no bairro Ipanema aqui em Porto Alegre, e confirmada pelo atendente no posto da brigada na rua Dea Coufal.

Ontem quando voltava do trabalho na Zona Sul, me deparei com o absurdo, o trânsito de carros por cima em uma quadra, nenhuma sinalização para o ciclista, apenas um cone á muitos metros de onde estava a obra, que servia apenas para os carros que ainda estivessem em cima da ciclovia, saíssem dela, coloquei o cone mais próximo a obra. E após passar a obra, foi que confirmei o absurdo. Já tinha lido uma matéria, pela manhã, sobre um ciclista que havia se deitado na ciclovia.

Neste momento a obra está ocupando exatamente uma quadra, e existe a possibilidade de os carros entrarem na rua a esquerda, imediatamente antes da obra, e sair novamente na Av. Guaíba uma quadra depois, havendo nessa quadra apenas um bar bem na esquina e uma casa, bastaria uma placa de trânsito local para resolver o problema. Havia uma enorme placa com uma seta piscando, indicando a entrada à esquerda, mas muitos carros mesmo assim entravam pela ciclovia, assim voltei e fui buscar o cone, para colocá-lo no lugar certo e impedir a entrada dos carros na ciclovia.

Foi ai que um funcionário da obra sai correndo desesperado gritando e retira o cone da minha mão, dizendo que a EPTC mandou desviar o trânsito de carros pela ciclovia,  um outro funcionário mais calmo, também aparece falando a mesma coisa, tento inutilmente argumentar com eles, e então falo da -placa piscando, ai os funcionários dizem que a placa está errada e vão trocar o sentido da seta piscante, para apontar para a ciclovia, e se eu não estava satisfeito que passasse no posto da Brigada e confirmasse a história.

Pois bem, fui no posto, e o atendente confirmou, também achando um absurdo a posição da eptc, mas que não podia fazer nada e que eu deveria reclamar para a eptc. Abaixo o link de dois vídeos que fiz ontem, e um que fiz hoje pela manhã ao voltar para o trabalho.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

10 respostas para “A EPTC mandou desviar o trânsito dos carros por cima da ciclovia”

  1. Olavo Ludwig disse:

    O terceiro vídeo não tenho certeza que irá funcionar, meu 3G aqui no trabalho está muito ruim, não consegui enviar para o youtube, também tenho algumas fotos que tirei hoje pela manhã, que estão disponíveis no meu facebook.

  2. Felipe X disse:

    Pelo que entendi a pista de rolamento estava toda bloqueada e só restava a ciclovia de espaço utiliável, não? Me parece razoável que passe a ser compartilhada, mas faltou sinalização mesmo.

    • Olavo Ludwig disse:

      Não, não estava toda bloqueada. Não, não era razoável compartilhar, naquele pedaço.

      • Felipe X disse:

        Tem algum ângulo melhor do último vídeo então? Por que a montanha de areia parece bloquear tudo mesmo.

        A penúltima imagem também da a impressão que em algum momento toda a parte central da rua estava escavada.

  3. Olavo Ludwig disse:

    Hoje pela manhã, estava tudo certo a placa com sinalização piscando para a rua a esquerda e cones impedindo o acesso dos carros à ciclovia, agora sim está razoável, pois basta os motoristas desviarem uma quadra pela rua paralela à Av. Guaíba.

    • Felipe X disse:

      Ah, tem que dar a volta na quadra? Então está bloqueada mesmo😛

      • Olavo Ludwig disse:

        Sim, durante toda esta semana a pista em uma quadra está totalmente bloqueada. Desde o início da obra já aconteceu de tudo naquela região, e claro que o trânsito para os carros foi privilegiado, e a sinalização sempre deixando a desejar. E Desde o início já havia falado com um responsável da obra, que me disse que por ele fecharia a rua e deixaria apenas acesso local, mas a eptc mandou sempre desviar pela ciclovia.
        Mas a situação desta semana foi o máximo, o desvio pela ciclovia estava acontecendo só para não fazer os motoristas desviarem por uma quadra, não que eu me surpreenda com qualquer coisa vida da eptc, mas o abuso passou dos limites já faz tempo e tem uma hora que o saco enche. E semana que vem a situação já vai estar diferente e provavelmente os carros serão desviados novamente pra cima da ciclovia.
        Se ainda fosse o trânsito local, mas não, é pra não privar os motoristas de passarem pela orla em direção a ZS, pois caminho alternativo não falta.

      • Felipe X disse:

        Parecido com o que fizeram na Icaraí. Lá inclusive tiraram os tachões que segregavam a ciclovia.

  4. Paulo Zigli disse:

    Caro Felipe X. Sim, parece razoável que, embora perigoso, excepcionalmente a ciclovia seja compartilhada com carros. Pena que tal entendimento na prevaleça em sentido contrário. O caso bloqueio da ciclovia da avenida Ipiranga defronte o Palácio da Polícia demonstra muito bem o pensamento dos atuais mandatários da EPTC. Ou seja, a ciclovia foi bloqueada e ponto final. Houve compartilhamento da pista de rolagem destinada aos automóveis? NÃO!!!!!

  5. Murilo disse:

    Falta de laço no Cappellari e seus asseclas. Bando de inúteis que não sabem fazer nada além de privilegiar os automóveis. É muito difícil imaginar uma rua bloqueada ao trânsito de automóveis por uns dias que seja? Se a pessoa mora ou tem que acessar aquela quadra, que estacione o carro em uma rua transversal e caminha umas dezenas de metros. É muito carrocentrismo estúpido pra minha cabecinha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s