Sob vaias e protesto o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, participou neste sábado da inauguração de 880 metros da ciclovia da rua José do Patrocínio. Manifestantes questionavam a política da Prefeitura de Porto Alegre de investir pesado em obras que privilegiam exclusivamente o trânsito de automóveis particulares, removendo áreas de parques e praças e eliminando áreas de convivência, prejudicando a fauna e a qualidade de vida dos portoalegrenses.
Um manifestante que gravava o ato em vídeo, questionou o vice-prefeito sobre o motivo da prisão dos manifestantes que estavam acampados na área do corte das árvores – pergunta que ele não soube responder embora tenha sido o representante do executivo municipal na ação coordenada entre Prefeitura e Brigada Militar.
Melo também foi questionado sobre a Fórmula Indy, mas preferiu se proteger no silêncio. Há fortes suspeitas de que a insistência da administração municipal na duplicação das avenidas Edvaldo Pereira Paiva e João Goulart tenha a ver com a realização de uma corrida da Fórmula Indy na capital, pois estas avenidas fazem parte do trajeto sugerido para o evento.
Esses pulhas colocam um capacete na cabeça e saem inaugurando essas porcarias que chamam de ciclovia. Um troço que começa no nada e acaba em lugar nenhum. A cara de pau não tem limite.
Eu entendo a manifestação, acho que entendi as colocações, mas foi muito mal feito! Muito amadorismo! Tem que planejar bem os argumentos, os contra argumentos, levar dados, fazer perguntas certas! Por exemplo os escândalos das licenças com esse corte de árvores ou como a prefeitura pendente plantar 2000 árvore se não consegue dar manutenção nem executar a capina…
Concordo que deveria ter sido mais bem executado.
Uma pergunta que eu faria a ele por exemplo, é se ele conseguiria me citar uma cidade que conseguiu reduzir os congestionamentos através do aumento de vias.
Essa pergunta é essencial! Pensando bem agora, centrar o problema nas árvores e passarinhos não foi legal.
Foi perdida uma preciosa oportunidade de usar um anti-evento de inaugiração de ciclovias para focar no modelo degenerado de mobilidade urbana desta cidade, ou no modelo degenerado de malha cicloviária desta cidade, do qual a pseudo-ciclofarsa da JP é um exemplo perfeito por sua inclinação lateral perigosa e totalmente fora das normas. Ficar enchendo o saco por causa de árvore num evento que não tem relação nenhuma com as árvores não chega a ser totalmente sem propósito (o constrangimento existe, e tem seu valor, até cômico), mas é uma oportunidade preciosa sendo perdida. (por outro lado, é fácil falar de quem estava lá fazendo pressão, o difícil é estar lá fazendo pressão de fato).
Haverá uma próxima oportunidade em breve. Está para ser inaugurada a nova ciclofaixa da Av. Chuí, que faz parte da Ciclovia Circular do Cristal – Diário de Notícias, Icaraí e Chuí, somente no sentido anti-horário.
Esta intenção de fazer uma ciclovia circular (nunca admitido pela Prefeitura) fica claro com as absurdas ciclofaixas de mão única das Avenidas Icaraí e Chuí – casos únicos no mundo em avenidas de mão-dupla para automóveis.
Atualmente, a ciclofaixa da Icaraí está coberta de areia (ou água), e a pintura vermelha está completamente apagada nos cruzamentos, os únicos trechos em que é obrigatória. Além de servir de passeio público onde não há calçada, aliás o mesmo caso de boa parte da Diário Notícias. Mas, enfim, para os sem-carro já deve estar bom demais, deve achar essa Prefeitura.
Totalmente amador mesmo, e honestamente acho que é marketing negativo. Podiam ter mandado ele não pedalar na contra mão ou testar a tinta.
Eu devia ter ido lá jogar um pouco de água no meio do trajeto!
Gostaria de saber pq “ainda” não retiraram a placa que permite que taxistas mantenham o ponto SOBRE A CICLOFAIXA DA JOSÉ DO PATROCÍNIO, na frente do Opinião?
Competência para inaugurar a EPTC tem, já para fazer bem feito, NÃO!
que deselegante
Esse trecho de ciclo-faixa da José do Patrocínio faz parte da Ciclovia Circular Cidade Baixa, em construção – José do Patrocínio, Venâncio Aires, Érico Veríssimo, Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, João Goulart (ou Washington Luiz, ou ainda Augusto de Carvalho) e Loureiro da Silva até a José do Patrocínio.
Ela servirá para passeios sem pressa em finais-de-semana ensolarados, quando a pista pintada de vermelho estiver menos escorregadia.
A Prefeitura de Porto Alegre ainda não consegue conceber a bicicleta como um veículo para transporte diário com potencial de ser mais rápido e seguro que automóvel e ônibus. Isso se houver infra-estrutura adequada, que ela prova mais uma vez ser incapaz de fazer.
Muita gente criticando o entrevistador, mas ninguém foi lá e fez diferente. Parabéns ao autor do vídeo, ficou claro o constrangimento do “vice-testa-de-ferro” nessa inauguração ridícula.
O viés político cada vez mais evidente. Ciclovias: apenas uma desculpa para ser contra a prefeitura.
Um tirano eleito com 65% dos votos.
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