Fortunati prometeu, mas não cumpriu.

mi_1329995595628884

2014 foi uma ano marcado pelas promessas quebradas pelo Prefeito José Fortunati. Pelo menos três promessas importantes da atual gestão não foram cumpridas. Confira:

Sanção ao Estatuto do Pedestre

A PROMESSA – em reunião com a Mobicidade, o prefeito José Fortunati prometeu pessoalmente que iria sancionar a emenda ao Estatuto do Pedestre de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) que estabelecia o tempo mínimo de 30 segundos para a travessia de pedestres, mesmo que isso fosse contra a recomendação de Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

A TRISTE REALIDADE – Baseando sua decisão num teste fajuto elaborado pela EPTC, Fortunati decidiu vetar a emenda dos 30 segundos, mas devido a uma trapalhada perdeu o prazo para o veto e a emenda foi automaticamente sancionada. Entretanto, Fortunati articulou com a Câmara de Vereadores e sancionou um novo projeto de lei, que revogou os 30 segundos.

50km de ciclovias até o fim de 2014

A PROMESSA – Em Audiência Pública na Câmara de Vereadores, o representante da EPTC, Antônio Vigna, afirmou que a administração municipal fecharia o ano de 2014 com 50km de ciclovias construídas. A afirmação foi utilizada para convencer os vereadores de que os 20% das multas de trânsito não eram necessários e assim aprovassem o PLCE 010/2013, que mutilou o Plano Cicloviário, teve muito vereador que acreditou.

A TRISTE REALIDADE – O ano está acabando e Porto Alegre não tem nem metade da quilometragem prometida. A própria EPTC admitiu que não conseguirá manter a promessa. O mais provável é que tenham feito essa promessa só para conseguir revogar os 20%. O que nos leva a…

20% das multas para construção de ciclovias e campanhas educativas

A PROMESSA – Em setembro de 2011, após o brutal atropelamento de dezenas de ciclistas pelo covarde Ricardo Neis, o Secretário Municipal de Governança Local, Cézar Busatto, prometeu em nome do prefeito que a partir de 2012 a Prefeitura Municipal cumpriria integralmente a lei que exige que 20% do dinheiro das multas de trânsito seja investido em construção de ciclovias e educação para o trânsito.

A TRISTE REALIDADE –  Fortunati não apenas não cumpriu a promessa, mas a rasgou, cuspiu em cima e depois ateou fogo para se certificar de que nenhum outro prefeito pudesse cumprí-la. José Fortunati criou um projeto de lei (PLCE 010/2013), que acaba com a obrigação desse investimento, enviou-o à Câmara de Vereadores, lutou insistentemente contra os ativistas que tentavam derrubar o PL, conseguiu sua aprovação através de promessas vazias (50km de ciclovias) e sancionou-o. Agora a lei que ele prometeu cumprir não existe mais.

Sobre Vá de Bici!

https://vadebici.wordpress.com
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Fortunati prometeu, mas não cumpriu.

  1. Pablo disse:

    Vamos ver como serão os 65% nas próximas eleições…

    • a grande maioria das pessoas nas eleições de 2012 “leram” que o tal prefeito tinha uma aprovação boa, por isso esse percentual tão grande nas eleições.

      eu fui um dos poucos que não vi 65% de aprovação de tal prefeito, mas sim 65% de reprovação de um regime político que estamos cansados, de que não importa quem estiver lá na admistração pública, a ponta que somos nós, que usamos a cidade de diversas formas, e sofremos com isso, sempre seremos rejeitados depois do resultado das urnas.

      lembro bem da campanha daquele ano de 2012 e a maioria das pessoas estavam e ainda estão saturadas dessa politicalha existente.

      espero que nos próximos anos, sejamos mais conscientes e façamos a diferença, se não der nas urnas, vamos em nossas atitudes e cobrança aos gestores públicos

  2. phrayres disse:

    A rafuagem que está no poder encontrou o candidato perfeito. Estudou em escolas públicas (zzzzz). Fez algum (acanhado) ativismo quando jovem. Participou do sindicato dos bancários (já com pretensões de poder?). Hoje pousa de paciente e simpático vovô.

    Todo um histórico de lutas (99% dos brasileiros tem um histórico de lutas, sobretudo para sobreviver).

    Usou extensamente a máquina estatal para se reeleger, inaugurando até atadura em testa de criança.

    Hoje pousa de inovador, aumentando em milhões% a “malha cicloviária”, por cima de calçadas e tudo. Faz licitações de ônibus, por pura pressão popular. Simples espírito do tempo, há coisas que avançam independente desse ou daquele governante.

    Hoje Portalegre é uma cidade feia, suja e malvada. Quem dirige, reclama do estado das ruas e vive com medo de assalto. Quem anda ou pedala corre o risco de ser atropelado por quem dirige e clama por segurança. É um buraco.

    E ainda há dois anos para terminar de transformar a cidade num imenso corredor entre shoppings.

    Sobreviva quem puder.

  3. André Gomide disse:

    Publica aí para nós morrermos de inveja….kkkkkk

    São Paulo terá papais noéis ciclistas neste Natal
    “http://g1.globo.com/sao-paulo/natal/sp-encantada/noticia/2014/11/sao-paulo-tera-papais-noeis-ciclistas-no-natal.html”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s