Prefeitura derruba 74 árvores para carros fluirem melhor

A Prefeitura de Porto Alegre está derrubando 74 árvores ao longo da Avenida Praia de Belas – inclusive dentro de praças – para dar mais vazão ao fluxo de automóveis particulares.

Parece que eles ainda não entenderam.

Confira o vídeo e a matéria do site da Prefeitura.

Avenidas Praia Belas e Borges de Medeiros formarão binário

Foto: Divulgação/PMPA
Obra ampliará capacidade das vias e aumentará a segurança dos pedestresObra ampliará capacidade das vias e aumentará a segurança dos pedestres

Com o objetivo de ampliar a segurança da circulação e melhorar a fluidez do tráfego, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) implantará um binário nas avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, entre os viadutos dos Açorianos e Dom Pedro II (sobre a av. José de Alencar). Além de ampliar a capacidade das vias e dos cruzamentos, o projeto pretende aumentar a segurança das travessias de pedestre,  reduzir os conflitos no trânsito e já preparar as vias para o sistema BRT da Zona Norte. A previsão da EPTC é de que as obras iniciem em 15 dias e encerrem até o final do ano. Não estão previstos bloqueios totais durante os trabalhos.
A expectativa é de que mais de 15 mil veículos, que circulam somente nos cruzamentos e durante os horários de pico, sejam beneficiados com a qualificação. A região já vem recebendo ações de engenharia viária por parte da prefeitura, como a implantação de novas estações de ônibus ao longo da Padre Cacique e conclusão do viaduto Abdias Nascimento. A implantação do binário, assim como outras medidas nas imediações, como qualificação de praças e parques, é uma contrapartida do Praia de Belas Shopping devido à ampliação do seu empreendimento.
Como fica o trânsito – Um binário consiste em duas vias paralelas com sentidos únicos e opostos. Com isso, o tráfego da av. Borges de Medeiros terá sentido único a partir do Viaduto dos Açorianos em direção à Padre Cacique (centro-bairro). Na av. Praia de Belas o fluxo será no sentido oposto, no mesmo trecho. Ao todo, serão seis faixas de circulação de veículos por sentido.
O projeto viário foi elaborado pela EPTC e prevê 17 novas faixas de segurança com semáforos. Atualmente, são sete pontos de travessia seguras. Novas paradas de ônibus também serão instaladas, com bancos e lixeiras. No futuro, elas serão adaptadas o sistema BRT da Zona Sul.
“As avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros são vias de intenso fluxo, utilizadas como caminho para a área central ou zona Sul, e com essas medidas esperamos qualificar a circulação para pedestres, transporte público e veículos particulares”, afirma Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.
220 novas árvores – Para viabilizar as obras do binário entre as avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) autorizou a remoção de 74 árvores exóticas localizadas ao longo dos 4,3 quilômetros do traçado que será modificado, mas especialmente nas praças Estado de Santa Catarina e Rotary.
Também para realizar as modificações nas vias, a Smam recomendou o transplante de 14 jerivás (palmeiras típicas do Rio Grande do Sul). Eles estão sendo retirados com raiz e torrão de terra e estão sendo replantados junto ao Viaduto Dom Pedro II. No novo local foram feitas covas para as árvores que serão escoradas até adquirirem firmeza no solo.
A secretária Ana Pellini, coordenadora do Escritório Geral de Licenciamento e Regularização Fundiária (EdificaPOA), explica que as remoções serão compensadas com o plantio de 220 mudas de árvores nativas do Rio Grande do Sul, até meados de dezembro, nos bairros Praia de Belas e Menino Deus. O plantio, assim como os transplantes, serão monitorados tecnicamente por mais um ano pela empresa que está realizando as obras, a fim de garantir a sobrevivência.

/mobilidade

Texto de: Lucas Barroso e Catarina Gomes
Edição de: Carolina Seeger
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Prefeitura derruba 74 árvores para carros fluirem melhor

  1. Felipe X disse:

    Pensando no próximo passo, fica a dúvida: por que removeram as árvores? Vão acabar com a praça, é isso?

  2. Pablo disse:

    Nunca vi prefeito que odeia tanto as árvores quanto esse Fortunatti.

  3. Pesquisei sobre a tal da Ana Pellini que aparece falando na reportagem, e sobre o tal do EdificaPoa, e pasmem, ela é do mesmo partido do Nedel. Alguma surpresa?

      • poa resiste disse:

        Realmente, ela é do PP que nem o nedel (em minúsculas mesmo). Mas o ex-vereador Beto Moesch, autor de projetos como dos Túneis Verdes, também era do PP.

    • André Gomide disse:

      A secretária Ana Pellini, se não me engano, estava envolvida em suspeita de corrupção no DETRAN no governo YEDA. Chegou a ir depor na CPI, se for a mesma pessoa.

      • André Gomide disse:

        Ela também “trabalhou” na Procempa numa polpuda CC (Cargo de Comissão). Foi secretária geral do governo Yeda e ex-diretora da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) indicada pelo deputado José Otávio Germano. Ela teve problemas na FEPAM. As ONGs Sociedade Amigos das Águas Limpas e do Verde (Saalve), Agapan, Igré, Instituto Biofilia e Mira-Serra ingressaram (na época que ela mandava e desmandava da FEPAM) com um Ação Civil Pública por improbidade administrativa. Foi a primeira ação deste tipo movida por ONGs no Rio Grande do Sul. Ela praticou assédio moral, ameaçando verbalmente e transferindo de postos, sem justificativa, técnicos da Fundação que se opuseram a mudar pareceres em favor de DETERMINADAS EMPRESAS. Os fatos aconteceram durante o processo de elaboração e votação do Zoneamento ambiental da Silvicultura, do licenciamento de barragens e da quadruplicação da fábrica de celulose da Aracruz. Em todos esses processos, há denúncias de atropelo e desrespeito da legislação ambiental. Ela foi diretora-geral e secretária adjunta da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (com José Otávio Germano) e chegou a assumir como secretária-substituta por diversas vezes. Hoje ele é a poderosa “chefona” da área Licenciamento e Regularização Fundiária da Prefeitura de Porto Alegre. É também “amicíssima” do Luiz Fernando Záchia (aquele que foi preso pela Polícia Federal recentemente). A Polícia Federal está na cola dela…

        Fonte:http://imprensalivrers.blogspot.com.br/2014/02/imagem-internet-ela-tambem-trabalhou-na.html

        Foi na época do José otávio Germano que ela esteva vinculada a alguma coisa no DETRAN…lembro vagamente daquela época.

  4. seria uma boa nesse binário colocar uma ciclovia, mas como é Porto Alegre e como sabemos bem a atual admistração é fã da “i”mobilidade urbana, logo a ideia está descartada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s