Ciclovias de POA, um exemplo para o mundo?

Dia 25 de Fevereiro, três anos depois do atropelamento em massa de ciclistas, o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre escreveu um artigo em um jornal local exaltando a qualidade das ciclovias da capital gaúcha.

Mas fica pendente um registro sobre as declarações de Andy Smith sobre as ciclovias da cidade. Imagina-se que ao percorrer o trajeto entre a ciclovia da Sete de Setembro e a da Orla, ficou impressionado como a primeira termina no meio do nada e a segunda, muitas quadras depois, o joga a pedalar bem ao lado de crianças e idosos que passeiam. Escoltado pelo carismático Sebastião Mello e pela EPTC, desfrutou da mesma experiência vivida pelos ciclistas de Porto Alegre, que contam com a mesma segurança todos os dias.

Deve também ter se surpreendido que nossas ciclovias se não se limitam a faixas pintadas no asfalto como no primeiro mundo. Em vez  disso utilizamos tinta escorregadia e a Holanda cria as faixas da maneira a seguir.

Aliás, nossa legislação prevê que só há necessidade de pintura de toda a extensão onde houver necessidade de contraste, como nos cruzamentos. No restante poderia ser pintado apenas a borda para indicar os limites da faixa.

As ciclovias saem com soluções originais, realmente. Muitas soluções originais que não cumprem o plano cicloviário da cidade. Em uma destas ciclovias já houve atropelamento com morte.

Para finalizar, ao mencionar porcentagens de crescimento estamos comemorando 20km de ciclovias construídos em 6 anos.  Será que este ritmo é adequado?

Anúncios
Esse post foi publicado em ciclofaixa, ciclovia, Humor, na imprensa, Porto Alegre. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s