Ciclofaixa na Loureiro

Hoje começaram as obras de mais um trecho de ciclofaixa em Porto Alegre, na Avenida Loureiro da Silva.

2014-02-11 17.51.25

O trecho fica ao lado do Monumento dos Açorianos

Esta ciclovia já era prevista, e segundo foi divulgado será feita em ambos sentidos da avenida. É uma boa notícia visto que desta forma garante mais segurança para ciclistas.

O asfalto neste trecho apresenta boa qualidade, infelizmente a tinta escorregadia parece ser a mesma.

Anúncios
Esse post foi publicado em ciclismo veicular, ciclofaixa, Porto Alegre. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Ciclofaixa na Loureiro

  1. Diego Canto Macedo disse:

    Acho que esta ciclofaixa está no lugar adequado, pois ciclistas já andam ali normalmente. Eu só quero ver como vão resolver o problema da alça de acesso logo após a ponte dos Açorianos. Quanto a tinta: eu ouvi do arquiteto Antônio Vigna da EPTC na audiência pública sobre a ciclovia da Vasco que a intenção é fazer pelo menos os primeiros 50 quilômetros do plano cicloviário com a tinta vermelha.

  2. Ricardo disse:

    A pista ao lado da ciclofaixa deveria ter limite máximo de 40km/h, por uma questão óbvia de segurança.

  3. Mário disse:

    Não cheguei ainda a uma conclusão sobre as ciclovias… Talvez neste momento sejam necessárias e educativas, mas me preocupa que a longo prazo se transformem num mecanismo de exclusão das bicicletas do trânsito urbano, ficando empurradas a áreas confinadas estreitas e escassas, e tendo menos autoridade ao lugar que lhes é de direito, ou seja, à faixa da direita, com trânsito lento, sem estacionamentos e marca clara de preferência às bicicletas e tlvez eventuais paradas para desembarque de ônibus ou taxis – isto em TODAS ou na maioria das ruas, como é padrão em varias capitais da Europa. Espero estar errado.
    Neste interim, dentro das alternativas possíveis, quem sabe alguém se propõe a sugerir à prefeitura que pinte as ciclovias de uma cor salutar como VERDE, ao invés deste vermelho desagradável e alarmante, e contrário a tudo a que a iniciativa propõe? Mudanças estéticas são fáceis de propor e implementar, e a logo prazo podem levar a mudanças conceituas. Ciclovias deviam ser pintadas de Verde!
    Abraços

    • Felipe X disse:

      Compartilho da tua preocupação sobre a questão da priorização e honestamente prefiro pedalar na pista de rolamento mesmo. Mas acho que as faixas são importantes no início, para as pessoas se sentirem mais seguras para começar a pedalar. Acredito que se tudo der certo talvez um dia não sejam necessárias!

      Quanto a cor, também prefiro verde, mas até onde sei é a cor que consta no código de trânsito. Note que não é obrigatório pintar toda a pista, poderia apenas demarcar a borda, como fizeram na faixa de ônibus da avenida Cavalhada. Eu acho que seria melhor que fizessem assim as ciclovias, ainda mais considerando que a tinta é escorregadia. Mas a prefeitura tem se mostrado irredutível em relação à tinta.

      Falando na faixa de ônibus, note que ela sim usa a cor verde, então fica complicado usar a mesa nas ciclovias.

      Abraço!

    • heltonbiker disse:

      Já foi insistido amplamente junto à EPTC que eles modifiquem a pintura, seja a cor, a quantidade de área pintada, ou a escorregabilidade da tinta, mas os mesmos se negam terminantemente a considerar qualquer mudança, e seguem determinados a pintar toda a superfície de todas as ciclovias com exatamente aquela tinta vermelha, e fim de papo. Isso até “cheira” a esquema com o fornecedor da tinta.

  4. Luiz Felipe disse:

    A última é: já estreita, a ciclofaixa está ainda menor…
    É só passar por baixo do viaduto e verificar o estreitamento em mais de 25 cm…ou seja, está mais estreita que a ciclofaixa da Av. Icaraí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s