Vereador quer garantir vagas para bicicletas na Área Azul

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre
A falta de bicicletários e paraciclos tem sido um obstáculo para que a circulação de bicicletas aumente em Porto Alegre. Para garantir zonas de estacionamento para as chamadas magrelas, o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) protocolou um projeto de lei que prevê a destinação de, no mínimo, 5% do espaço reservado aos automóveis na Área Azul para a implementação de estacionamentos de bicicletas.

O PLL 265/2013 começou a ser discutido em plenário na sessão ordinária desta quinta-feira (5/9) da Câmara Municipal. O parlamentar ressalta que o objetivo principal é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte estratégico, não poluente e saudável. “Para isso, vale referir que a tendência da modernidade urbana aponta para a necessidade de adequação dos espaços públicos, que, além das ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, é composto também por bicicletários e paraciclos adequados.”

Sgarbossa argumenta que a falta de locais apropriados para estacionar tem feito com que os ciclistas prendam as bicicletas em equipamentos públicos inadequados como árvores, postes e paradas de ônibus, o que dificulta a plena circulação de pedestres nos passeios públicos. “Além disso, o fato de a prefeitura não ter regulamentado a Lei 11.417, que permite aos proprietários de estabelecimentos comerciais a instalação de bicicletários, tem gerado inúmeras reclamações e denúncias por parte da população.”

Segundo o vereador, a construção e a manutenção dos bicicletários ou paraciclos em Área Azul será de responsabilidade da empresa contratada para administrar o serviço. “Da arrecadação obtida com o estacionamento remunerado dos veículos, no mínimo 20% do valor deverá ser aplicado na construção e na manutenção desses estacionamentos para as bicicletas e também na promoção de ações educativas de trânsito”, explica.

De acordo com o texto do projeto, os estacionamentos de bicicletas na Área Azul deverão ser acessíveis a todos, ficando vedada a utilização deles com fins lucrativos.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Vereador quer garantir vagas para bicicletas na Área Azul

  1. Felipe X disse:

    Até acho que seria cabivel cobrar num valor proporcional ao espaço ocupado, afinal a ideia da zona azul, na teoria, é estimular a rotatividade.

  2. Pingback: Prefeitura quer cortar recursos de multas para ciclovias | Blog Porto Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s