Este blog já publicou alguns artigos sobre a tentativa constante colocar toda culpa da violência do trânsito nas vítimas, especialmente os pedestres. Por exemplo, neste artigo, ou esse ou esse.
Pois o último ataque veio diretamente de Vanderlei Capelari, presidente da EPTC, em entrevista à Rádio Gaúcha.
“A maioria é responsabilidade do pedestre. Não são jovens, pessoas de meia idade. São pessoas acima de 60 anos, que teoricamente deveriam ter responsabilidade maior, educação diferenciada no sentido de procurar locais adequados pra fazer a travessia.”
Não seria um bom momento para esta empresa pública pensar se estas pessoas não estão reagindo da maneira incorreta a um outro problema, que cabe a ela resolver? Questionamentos:
- Há travessias em distâncias razoáveis?
- A sinalização é clara?
- O tempo dos semáforos é adequado, se existem?
- Os semáforos são respeitados?
- As calçadas estão em condições de uso?
- A velocidade máxima permitida é adequada e respeitada?
Não é difícil de lembrar diversos lugares da cidade com diversos destes problemas.
Isso é inaceitável. Fosse essa uma cidade decente, o Sr. Cappellari tinha perdido o emprego antes de sair da rádio.
Exatamente. Decente é o que esta cidade não é. Autoridades podem falar qualquer besteira, a começar pelo prefeito e, no máximo, viram alvo de chacota.
Falou o nosso especialista em mobilidade, preço de passagem, escavação de metrô, catamarã, trensurb, ciclovia, calçada, rampa de cadeirante, ergonomia do posto de trabalho do cobrador, e agora também sócio-psicologia da terceira idade. Sou só eu, ou mais gente acha isso obsceno?
Aham!
Deve ser doutor em todas as áreas.
Os desrespeitos são constantes, e corriqueiros, a fiscalização e atuação dos órgãos públicos mínimos ou inexistente.
Com a tolerância em algumas sinaleiras, onde um sinal fecha, e o outro demora a abrir, o motorista sabendo e contando com esta tolerância se arrisca a passar no vermelho mesmo depois de ele fechar, é corriqueiro e de fácil constatação nos diversos semáforos da capital, sinaleiras de pedestres, onde a prioridade é o fluxo de veículos é outra característica, já contou quantos minutos demora para abrir para o pedestre? E quantos segundos fica aberto? Nas sinaleiras para pedestre onde fica + tempo aberto, chegando a 1 minuto, só acontece em cruzamentos de avenidas, porque obviamente abre para pedestre, enquanto cruza carros na avenida adjacente, porque nas exclusivas para pedestres, chega ser ridículo o tempo de 10 segundos para cruzar a avenida João Pessoa, uma pessoa idosa, com limitações físicas ou com criança chega a ser quase impossível cruzar a tempo, e acontece o seguinte fenômeno, tu cruza uma das avenidas, e fica preso no meio do corredor de ônibus, onde os mesmos passam em alta velocidade, fazendo o pedestre sentir a morte bem de perto, não preciso comentar o pavor de pessoas mais idosas e crianças.
Falta orientação, falta fiscalização, é preciso lembrar aos motoristas de quem é a preferência enquanto o mesmo faz uma conversão, mesmo que o sinal esteja aberto, a preferencia nunca é de quem esta convergindo, deve esperar os pedestres cruzarem a faixa de segurança, coisas básicas…
Capelari parece ignorar o fato de que pessoas idosas têm dificuldade de locomoção e portanto é bastante desconfortável alterar seu trajeto e percorrer uma distância muito maior para atravessar nas travessias mal projetadas pela EPTC.
Eu desisto dessa cidade.
Ou seja, o cara quer que senhores e senhoras de mais de 60 anos saiam procurando um lugar “mais adequado” para atravessar. É isso?
Decerto em outra cidade…
E o que me dizem deste semáforo para maratonistas? Na frente do Iguatemi Porto Alegre, aproximadamente 4s para atravessar, sendo que muitos carros furam o sinal…
Senhores de 60 anos não devem atravessar ali. Que se teleportem ou usem um carro como qualquer cidadão de bem.
Existe culpa dos pedestres, é óbvio. Nosso povo é mal educado de forma geral e essa falta de educação aparece em todos os “setores” do trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas amadores, motoristas profissionais, fiscalizadores, governo. Mas é ainda mais óbvio que a EPTC não trabalha de forma correta e eficiente para reduzir os problemas. E como ela é um órgão oficial, sua responsabilidade é maior e, consequentemente, a sua culpa também.
(Aliás, sugiro trocar “Vanderlei Capelari, presidente da EPTC” por “Vanderlei Capelari, DONO da EPTC”. Esse sujeito não larga o osso e ninguém tira ele do comando desde sempre, não é? Ou é só impressão minha?)
Hehehe..excelente resposta. Principalmente quanto ao cargo vitalício…
O Sr. Capellari é uma pessoa que insiste sempre em generalizar, em se precipitar, em errar nas suas avaliações e em não entender a diferença entre as palavras vitima e culpado. É lamentável que este Vicerrey da Porto Alegre dos Casais não saiba que as vitimas não são as culpadas elas são tão somente vitimas .
O império do carrolatrismo em Porto Alegre é absoluto e até este senhor não ser desligado da EPTC, da Secretaria dos Transportes e da Secretaria de Mobilidade esta situação vá continuar.
Eu já estou de saco cheio com este sujeito…INCOMPETENTE…NO MÍNIMO.
Acho que chega de diálogo com este senhor….sugiro que a próxima Massa seja pela saída dele…CHEGA…a cidade pede socorro…e não quero que eu ou um parente meu seja o “CULPADO” da vez.
Vou mais além…será que é ilegal nos revezarmos em uma patrulha social…filmar o senhor Capellari e como se porta no trânsito pela cidade…é um agente PÚBLICO…gostaria de saber como este senhor dirige, uma vez que é o dono, digo Presidente da EPTC..
Meu limite acabou…o balde transbordou.
Boa ideia! tema certeiro para a massa.
Apoio geral e irrestrito a essa idéia!
Não acesso o Face…se alguém quiser divulgar estas duas idéias lá pode fazer a vontade…
Fora Carrolari já!
Haddad para presidente da EPTC já 🙂 http://www.mobilize.org.br/noticias/4709/haddad-esta-100-certo.html
Há um projeto de lei sobre o tempo dos semáforos http://www.cidademaishumana.com.br/site/2013/08/projeto-quer-garantir-mais-seguranca-para-pedestres-na-capital/
Na terça -feira passada cheguei a propor isso para o pessoal do gabinete do Marcelo…kkkkkk…pelo visto eles já haviam pensado nisso…ainda bem
Ri quando o cidadão que escreve nesse blog critica quem não quer andar 20 minutos para chegar ao metro.
Quem falou em metrô?
Não lê os textos que tu mesmo indica, caro Felipe?
“Somos uma cidade carro-dependente em que o indivíduo pega o carro até para ir na padaria a duas quadras. Ou não anda 20 minutos para pegar um metrô.
http://www.cidademaishumana.com.br/site/2013/08/projeto-quer-garantir-mais-seguranca-para-pedestres-na-capital/
Não há ocorrências da palavra padaria no link indicado. Mas enfim, eu pessoalmente acho 20mins muito tempo também, mas pegar uma frase para desqualificar todo um argumento é sacanagem.
De fato, a frase colada feio deste link:
http://www.mobilize.org.br/noticias/4709/haddad-esta-100-certo.html
E o que dizemos para quem não presta atenção no que lê?
De qualquer forma, uma visão de um paulista sobre o assunto:
http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2013/08/faixas-da-alienacao.html
Hahaha…esperar o que de um cara que tem um blogo chamado Auto entusiastas 🙂 só pode ser contra faixa exclusiva de ônibus mesmo né…o cara não enxerga nada além do seu umbigo!
iiiiih
O que isso tem a ver com o assunto?
Adriano, fiz um comentário no tal blog que provavelmente não será aprovado, então reproduzo aqui:
“Naquela foto que aparece um ônibus na faixa e vários carros ao lado congestionados, contem quantos carros tem, estimem o número de pessoas nesses carros, e depois o número de pessoas no ônibus…no mínimo é igual, sem contar que logo ali vem mais 3 ônibus.
E ao se favorecer o coletivo se está favorecendo cada um dos indivíduos que formam o coletivo, subutilizado É O ESPAÇO QUE UM CARRO OCUPA, normalmente com uma pessoa dentro.”
Não sei se vai ser aprovado. De qualquer forma, acho que pelo menos 1 ponto a discussão é válida, no tocante aos problemas de quem precisa dobrar à direita. Isso me chamou a atenção porque teríamos que enfrentar esse problema se fossem feitos corredores na 24 de Outubro de Ipiranga, como já pensado aqui neste blog.
http://www.mobilize.org.br/noticias/4731/motorista-troca-carro-por-onibus-em-sao-paulo.html
Não sei como ainda eu ainda apostava em diáogo com esse gestor. Quando rompeu com os cicloativistas há quase dois anos, ele próprio atestou sua incapacidade de dialogar.
Por isso, só resta a opção da sua saída imediata da gestão do trânsito de Porto Alegre.
E não podemos mais compactuar com a continuidade do incentivo aos atropelamentos pela minimização da culpa dos motoristas que o Capellari vem promovendo. Cada minuto que ele continuar na prefeitura da nossa cidade implicará riscos inaceitáveis às pessoas que convivem conosco e que amamos. Basta! Fora Capellari, já!
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