Fotos da ciclofaixa da Avenida Chuí

Hoje pedalei até a Zona Sul e aproveitei para tirar fotos de como está ficando a ciclofaixa da Avenida Chuí. De cara, o que achei lamentável é ainda não haver indícios de uma continuidade entre essas duas ciclofaixas, tampouco algum acesso da Chuí até a Orla, onde encontra-se a tremedeira ciclocalçada da Diário de Notícias.

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Começando do nada…

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interrompimento na parada de ônibus

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Pelo menos agora tem uma sinaleira pras pessoas atravessarem, mas tomem cuidado pra não levar uma fechada na Pinheiro Borda, onde a ciclovia não continua…

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Outro ângulo da mesma travessia…

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Seguindo…

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Acabou! Se quiser ir pra Orla desce da bicicleta e vai se arriscar atravessando a autobahn!

 

Esse post foi publicado em ciclofaixa, Plano Cicloviário, Porto Alegre. Bookmark o link permanente.

17 respostas para Fotos da ciclofaixa da Avenida Chuí

  1. lobodopampa disse:

    Essa ciclofaixa é a continuação da ciclofaixa da Icaraí. O maior problema a meu ver é justamente a inexistência de soluções nos pontos críticos.

    No entroncamento da Icaraí com a Chuí, que tem aquela ampla curva à esq – onde o Macedo foi derrubado e quebrou a clavícula – a ciclofaixa e a sinalização específica simplesmente DESAPARECEM.

    Acho que sei o motivo. NÃO É FÁCIL projetar ciclovia/faixa que FUNCIONE em cruzamentos. Precisa conhecimento e experiência ou pelo menos uma cabeça muito aberta que possibilite uma construção coletiva de conceito. A prefeitura não dispões de nenhum desses 3 recursos.

    Então eles fazem o que estamos vendo:

    – pintam uma ciclofaixa irregular, menor do que o mínimo estipulado no próprio manual DELES;

    – fazem isso em algum lugar onde já era mais ou menos tranqüilo pedalar sem ciclofaixa mesmo, porque o espaço era amplo;

    – não fazem nada aonde o espaço é exíguo e as condições de tráfego realmente perigosas (caso da própria Icaraí, no sentido centro-bairro!);

    – fazem ela “sumir” em todos os pontos do trajeto que apresentem dificuldades de projeto;

    – não fazem ela continuar em direção à Orla e se conectar com a ciclovia do Barra ou pelo menos com a própria orla que é um espaço livre de motores ainda que “selvagem” e desconfortável;

    – tbém não fazem ela continuar na Pinheiro Borda (há quem defenda a tese que é justamente em SUBIDAS que as ciclofaixas são mais necessárias, porque o diferencial de velocidade em relação aos automotores aumenta muito)

    – sem nenhuma das 2 opções de conexão, não há como ir do Sul ao Centro por ciclofaixa/via;

    – com isso muitos moradores acabam usando a faixa no sentido contrário (que realmente é muito mais perigoso de trafegar pela via)

    A única parte boa a meu ver é que no trecho da Chuí eles AUMENTARAM um pouco a largura – talvez um pouco pela pressão exercida por este blog neste sentido. Ali dá pra conviver bem melhor com os picapaus que vêm na contra-mão (com os quais tenho muito mais paciência e compreensão do que com corredores, caminhadores e outros invasores de ciclovias).

  2. Aldo M. disse:

    O detalhe mais estapafúrdio dessa ciclofaixa é só existir em um dos sentidos. Quem irá se sentir motivado a ir por ela se não há um caminho de volta? Serviço pela metade.

    Mas mais preocupantes são a velocidade dos veículos na via, que continua em 60 km/h, a falta de soluções adequadas para os cruzamentos e a interrupção da ciclofaixa nas paradas de ônibus.

    E ainda há a pintura sem nexo, com faixas amarelas junto ao meio-fio nas paradas e pintura vermelha até o meio-fio no restante, embora seja intransitável até a 50 cm de distância pela proximidade do meio-fio. A pintura, aliás, é desnecessária (exceto nos cruzamentos) e perigosa, pois feita sem a mistura com microesferas de vidro que a deixaria com a aderência adequada.

    Continua também a teimosia em utilizar os perigosos tachões derruba-ciclistas, que fizeram questão de colocar bem rente à ciclofaixa, quanto poderiam pelo menos ficarem rente às vagas de estacionamento.

    No mais, a ciclofaixa (que a prefeitura está vendendo como ciclovia) está ótima!

    • Felipe X disse:

      Como não há ciclofaixa no outro sentido, automaticamente estas faixas da Chuí e da Icaraí estão sendo usadas como bidirecionais. Principalmente na Icaraí, pois é quase suicídio pedalar nesta avenida no sentido centro/bairro.

    • Pablo disse:

      Acho que o maior problema é justamente ser unidirecional… De resto achei até que bem boa. Falta ainda sinalização adequada e resolver os pontos críticos, mas para isso a EPTC/SMOV não tem condições nem para os carros, ônibus ou qualquer coisa… Para pedestre então, nem se fala.

  3. Rafael disse:

    Em Santos tem uma ciclovia com curvas em quase 90 graus. Imagino que o arquiteto nunca andou de bike para entender que esse tipo de coisa oferece muitos riscos aos ciclistas

  4. Aldo M. disse:

    Para mim, o objetivo da prefeitura em fazer uma ciclofaixa unidirecional na Icaraí e Chuí é estabelecer um percurso circular com a Diário de Notícias objetivando o uso para lazer, não para transporte.

    • Felipe X disse:

      Não acho que a coisa seja pensada assim como tu dá a entender. Na real fizeram faixa no sentido bairro/centro por que era mais fácil, a Icaraí já era mais larga neste sentido. Do outro lado, teriam que realmente alargar a rua para fazer uma faixa.

      • Aldo M, disse:

        Eu insisto, Felipe, que a Prefeitura está fazendo circuitos circulares junto à orla de forma deliberada. Estão desviando a obrigação de tratar a bicicleta como meio de transporte.

      • Felipe X disse:

        Tu falou no plural, quais são os outros?

  5. José Antonio Martinez disse:

    Parabéns pelo retorno da Melissa, em belo post com muitas fotos incentivadoras e que servem como alerta.
    Esta ciclo-coisa é muito perigosa e quem dirige carro sabe do perigo constante de atropelamento a ciclistas.
    Nas conversões a direita, a faixa de estacionamento, com carros enfileirados até a esquina de conversão, impedem totalmente o ponto de visão pelo retrovisor, dos ciclistas que se deslocam pela faixa em direção bairro-centro o que transforma esta ação numa manobra a cegas. Veja bem o perigo que conseguiram colocar a disposição de motoristas que nem estão ligados.
    Eu acredito e dou fé nas palavras do Artur existe grande irresponsabilidade pelo desconhecimento e a ação impensada de construção desta enjambração de ciclo-coisa.
    Não existe como transformar esta coisa, numa ciclo-algo, sem tirar dos carros do estacionamento que criaram lá; ou seja sem pensar politicamente em “perder votos” dos motoras.

    • Marcelo disse:

      Eu dirijo carro e não sei do perigo constante de atropelamento de ciclistas. Basta ficar abaixo da velocidade máxima permitida e andar a 30, 35km/h em zonas muito movimentadas e ficar atento. Na ciclovia, embora a maioria dos motoristas não o faça, deve-se parar o carro e observar bem se vem ou não ciclista, para em seguida continuar em baixa velocidade e aceleração. Se você não tem visão: pare!

      • José Antonio Martinez disse:

        Marcelo, bela resposta esta tua!! diria que não é bela ela é maravilhosa, transmites um conhecimento extremo da coisa, mais por estares postando isto num blog de bicicletas e não de carros. Novamente, vou fazer um novo esforço para te transmitir a ideia, o motorista no momento da conversão a direita chegando no ponto de conversão encontra uma fila imensa de carros estacionados, que impedem totalmente a visão do fluxo da ciclo-coisa em direção ao centro. Deu para entender? Bom se deu para entender poderás compreender que, parar nada adianta, porque continuas sem ver; e apontar o carro encima da ciclo-coisa, pode atingir um ciclista que por ventura, sabendo que é prioritário no cruzamento, e estando a mais de 20 kilômetros por hora (macedo, Lobo Pampa, Piratinha, Helton, etc.) certamente irá se espatifar contra a “frente-lateral direita” do carro. Como sou ciclista eu nem vou por este percurso evitando a conversão mas não pede isto aos motoristas e certamente as oito horas da manhã irão converter a cegas. Se olhares alguns posts atrás já teve um acidente grave de um ciclista contra um carro fazendo esta conversão. E novamente vou dizer tu nunca fizeste esta conversão estando de carro, porque de outro jeito terias me dado a razão, saúde a todos e um abraço, Marcelo.

      • Aldo M, disse:

        Quem atropela são os maus motoristas. Não se pode dar mais oportunidades a eles.

  6. André Gomide disse:

    Aproveitando a discussão…semana passada a lotação que eu estava foi frear para pegar um passageiro e saiu deslizando sobre aquela loucura que fizeram…pintar com uma tinta que desliza(muito) quando molhada.
    O motorista nem vinha em uma velocidade elevada….se fosse para evitar um atropelamento ele não teria conseguido. Lembro, que muitos pedestres já estão confundindo aquela travessia das fotos 3 e 4 com sendo uma faixa de segurança.

    • Walescko disse:

      a tinta vermelha usada é para fazer deslizar melhor os pneus quando travados. Aderência Zero, imagina quando molhada ou apenas úmida, é um sabão para todos.

  7. Walescko disse:

    se a Prefeitura de Porto Alegre nos ouvisse como outra prefeitura de nosso país…

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