Criança tem mais sensibilidade para a causa por cidades mais humanas que José Fortunati.

“O prefeito de Porto Alegre tá fazendo uma cidade só para carros”.

Esta afirmação veio da pequena Valentina Berlato Nicolazzi, que ao participar do movimento Vaga Viva, demonstrou que crianças podem e devem brincar na rua e é dever da administração municipal criar espaços e garantir a sua segurança nestes locais.

Existem dezenas de políticas que podem ser adotadas para garantir maior segurança às crianças e às pessoas em geral nas ruas das grandes cidades. Desde a tolerância zero com infrações de trânsito, principalmente as que colocam em risco a segurança de outras pessoas, até acalmia de tráfego (traffic calming, em inglês), política que é tendência mundial e envolve alterações nas vias que estimulam os motoristas a dirigir em velocidades mais reduzidas, aumentando a segurança de todos.

Mas infelizmente hoje o planejamento urbano em Porto Alegre não leva em consideração a segurança dos pedestres e nem a criação de mais espaços para convivência, lazer e circulação.Todas obras viárias que foram e estão sendo feitas na cidade visam unicamente aumentar a velocidade de circulação dos automóveis. São novos viadutos, alargamentos de vias, abertura de novas vias em um ritmo frenético, que a cidade nunca viu em sua história. E todas estas obras, sem exceção, prejudicam o pedestre e os espaços públicos de circulação e lazer, tornando o deslocamento a pé cada vez mais difícil e reduzindo espaços de praças, parques e calçadas para privilegiar unicamente o automóvel particular.

Não existe uma única obra que esteja fechando uma rua à circulação de carros ou simplesmente aumentando uma calçada ou a área de um parque. E é motivada por essas políticas equivocadas que vêm ao longo dos anos privando as pessoas de espaços para lazer e convivência, que pessoas interessadas em cidades mais humanizadas e com mais qualidade de vida ocuparam na última terça-feira, 30 de abril, o espaço destinado ao estacionamento de automóveis para criar as chamadas “Vagas Vivas”. O espaço de um único carro estacionado pode dar lugar a uma roda de crochê, por exemplo, proporcionando lazer para dezenas de pessoas, gerando conversas e discussões sobre o uso do espaço público, fortalecendo a comunidade local e gerando movimento de pessoas na rua, fator indispensável para a redução da criminalidade.

Confira reportagem na íntegra veiculada pela TV Brasil:

Valentina provou que é mais saudável para a mente das crianças que elas brinquem na rua do que ficar em casa assistindo ao embaixador Kiko na TV.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Criança tem mais sensibilidade para a causa por cidades mais humanas que José Fortunati.

  1. Ricardo disse:

    Até imagino o Fortunati rebatendo a crítica da menina
    – Mas,mas,mas isso tudo é culpa da Dilma,que diminuiu os impostos sobre os carros e inundou a cidade de automóveis.

  2. Lisane Berlato disse:

    orgulho! estamos tentando fazer o movimento de espalhar plaquinhas feitas por ela e outras crianças pelos canteiros da cidade, dizendo: ” prefeito, faça uma cidade para pessoas e não para carros” . ajude!

  3. Gustavo disse:

    impressão ou cortaram a parte que ela fala do prefeito na versão “integra” ?

  4. Aldo M. disse:

    Isto de roubar das crianças a oportunidade de brincar nas ruas é talvez a consequência mais perversa da política de incentivo ao uso do automóvel nas cidades.
    Parabéns aos participantes do movimento vaga-viva!

    Fortunati só parece interessado em agradar aos seus amigos, que é como ele se refere aos construtores. Não deve ser por acaso. Afinal, o alargamento de vias para automóveis valoriza lançamentos imobiliários distantes do centro da cidade.

  5. Guarani Kaiowa Irônico disse:

    esse título tá ótimo

  6. Aldo M. disse:

    A Valentina quase canta quando diz que as pessoas podem brincar na rua, revelando o seu sonho de criança.
    E pensar que o Fortunati, e todos da sua geração brincavam na rua quando crianças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s