Governo de Pernambuco desiste de viadutos e investe em corredores de ônibus e ciclovias.

O governo do Estado de Pernambuco, recentemente anunciou que desistiu da criação de quatro novos viadutos sobre uma grande avenida e está estudando a implementação de 100km de corredores exclusivos para ônibus e 100km de ciclovias. Um exemplo para todo o Brasil. Confira abaixo a matéria na íntegra retirada do Diário de Pernambuco:

 

Governo do estado desiste de construir viadutos sobre a Agamenon

Publicação: 04/04/2013 11:05 Atualização: 04/04/2013 13:28

Viadutos sobre a Avenida Agamenon Magalhães não serão mas construídos. Foto: Divulgação
Viadutos sobre a Avenida Agamenon Magalhães não serão mas construídos. Foto: Divulgação

O Governo do Estado e a Secretaria Estadual das Cidades anunciaram, na manhã desta quinta-feira, a decisão de não mais construir viadutos sobre a Avenida Agamenon Magalhães. De acordo com o arquiteto Múcio Jucá, responsável pela elaboração de um documento com alternativas à obra, o anúncio foi feito durante um entrevista coletiva para a assinatura da ordem de serviço para construção do Corredor do Transporte Rápido de Ônibus (TRO) Norte/Sul.O arquiteto acompanhou a entrevista coletiva, no Centro de Convenções, ao lado do advogado Leonardo Cisneiros, integrante do Movimento Direitos Urbanos.

A informação foi anunciada em primeira mão pelo grupo de ativistas Direitos Urbanos, por meio das redes sociais. Pelo twitter, o secretário de imprensa do governo do estado, confirmou a decisão. “Governador anuncia agora decisão do governo e da prefeitura de implantar corredor exclusivo de ônibus da Agamenon Magalhães sem viadutos na RMR”, postou Evaldo Costa, secretário de Imprensa do governo.
Ainda segundo Costa, na ocasião também foi anunciada a disposição de financiar estudos profundos sobre o a mobilidade e o futuro da cidade e a implantação de 100 km de corredor exclusivo de ônibus e 100 km de ciclovias permanentes no Grande Recife.

Os quatro viadutos estavam previstos no projeto do governo do estado para implantação do trecho do Corredor Norte/Sul. Três estudos foram solicitados à Secretaria das Cidades pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para avaliar o impacto sobre a vizinhança, ao meio ambiente e à circulação. De acordo com o projeto, os viadutos seriam construídos nos cruzamentos com as vias que apresentam maiores retenções na área: Bandeira Filho, Paissandu, Dom Bosco e Rui Barbosa.

Para que a intervenção fosse realizada, 31 imóveis da avenida e entorno teriam que ser desapropridados, entre eles o Bompreço do Parque Amorim; parte da McDonald’s, lateral do Clube Português, ambos localizados na Rua Bandeira Filho, e a área onde funciona o cursinho do Colégio Contato, na Rua Dom Bosco, além de outros prédios residenciais e comerciais. O governador Eduardo Campos chegou a assinar o documento de desapropriação dos imóveis e lançou o edital de licitação das obras, orçadas em R$ 132 milhões.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Governo de Pernambuco desiste de viadutos e investe em corredores de ônibus e ciclovias.

  1. Bagual disse:

    sinais de vida inteligente na Administração Pública!

  2. Guarani Kaiowa Irônico disse:

    Não teve dia desses um protesto em Recife que lá só tem ciclovias móveis? Só funcionam fim de semana e feriados…

  3. Pablo disse:

    Esse projeto dos viadutos era horrível! Nessa imagem aqui http://goo.gl/4eAwP dá para notar a poluição visual que fica!

    Por outro lado, mudar de opinião é sinal de caráter, por si só já é um bom sinal. Além disso é uma ótima decisão, nossa saúde (principalmente dos moradores) agradece.

  4. Guarani Kaiowa Irônico disse:

    Recife só tem ciclofaixas móveis, o governor promete que uma cidade vai ter 100 km de ciclofaixas e ele vira exemplo…

  5. Isac disse:

    Tudo mentira, o governo do estado e prefeituras da RMR prometem e não cumprem o que prometem com relação as ciclovias…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s