Vem aí a Pedalada Pelada 2013

Retirado do Vá de Bike

Pedalada Pelada - World Naked Bike RideNo próximo fim de semana, 9 e 10 de março, ocorre em dezenas de cidades do hemisfério sul a manifestação conhecida como World Naked Bike Ride, com a participação de milhares de pessoas. No hemisfério norte ela ocorre em outra data, para coincidir com o verão.

Nesse ano, três cidades brasileiras participarão dessa manifestação internacional: São PauloFlorianópolis e Porto Alegre, todas no dia 9 de março, sábado. Detalhes mais abaixo, nesta página.

Essa é a segunda edição de Florianópolis e a sexta de São Paulo. Em Porto Alegre, é a primeira edição “oficial”, ainda que duas outras pedaladas sem roupa já tenham acontecido, como forma de protesto.

Veja também
Galeria de fotos da Pedalada Pelada São Paulo, em 2012

A Pedalada Pelada de São Paulo precisou chegar à sua quinta edição, em 2012, para que a nudez deixasse de ser reprimida.

A Pedalada Pelada de São Paulo precisou chegar à sua quinta edição, em 2012, para que a nudez deixasse de ser reprimida.

O que é?

Com o nome de Pedalada Pelada, o objetivo da manifestação é chamar atenção para a situação de quase invisibilidade do ciclista no Brasil, tanto por parte dos motoristas como pelo poder público.

Mesmo com mais de 300 mil deslocamentos diários só em São Paulo (e isso em 2007), a infraestrutura para o ciclista continua ínfima e predominantemente voltada ao lazer, como ciclofaixas temporárias e ciclovias de orla; mesmo com leis que obrigam distância ao ultrapassar o ciclista e garantem seu direito a circular na rua, as mortes continuam; mesmo sendo uma vida equilibrada em duas rodas a compartilhar a via, ainda há quem agrida o ciclista propositalmente.

Várias razões levam as pessoas a participarem da Pedalada Pelada, seja aqui ou lá fora: reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas nas cidades, denunciar o descaso e a omissão do poder público, promover a visibilidade dos ciclistas, denunciar as guerras por petróleo, celebrar o corpo e a bicicleta, estimular reflexões sobre a cultura do automóvel, alertar sobre os perigos do aquecimento global e outras mais.

Nus ou seminus, os manifestantes costumam pintar os corpos com frases de efeito, passando cada qual sua mensagem.

Veja no vídeo abaixo um pouquinho do que foi a manifestação de 2012:

“Nus é como nos sentimos
pedalando nas ruas, devido à
falta de respeito dos motoristas
e o descaso dos governantes.”

Mas por que pelados?

A nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito. Também é uma forma de chamar atenção para a invisibilidade dos ciclistas nas ruas, que só passam a ser notados por muitos motoristas, por parte da imprensa e especialmente pelo poder público ao pedalar sem roupa.

“Se mesmo com roupa colorida,
pisca-pisca, refletivos, capacete
e sinalizando o que eu faço alguns
carros fingem que não me vêem,
será que pelado vão me enxergar?”

Tenho que ir sem roupa?

Um dos lemas da World Naked Bike Ride é “as bare as you dare”, que significa tão nu quanto você ousar. Portanto, a nudez não é obrigatória. Vá sem esse compromisso, pode ser que no meio da pedalada você se sinta à vontade para ousar um pouco mais. Uma máscara ou fantasia pode lhe ajudar.

Os participantes, nus ou não, costumam pintar frases de efeito e desenhos nas partes expostas dos corpos. Para isso, o mais recomendado é usar tintas de pintura corporal, vendidas em lojas de fantasias e artigos para festas. Veja nossa galeria de fotos e inspire-se.

 

Quando e onde?

clique para ampliar

Florianópolis
Sábado, 9 de março de 2013
Concentração a partir das 18h (“pinturas e etc, contribua”). Saída às 20h.
Pista de Skate da Trindade, próximo ao Shopping Iguatemi (veja mapa)
Evento no Facebook

Porto Alegre
Sábado, 9 de março de 2013
Concentração a partir das 18h, para pintura de corpos. “Tragam tinta têmpera!”
Largo Zumbi dos Palmares (veja mapa)
Evento no Facebook

São Paulo
Sábado, 9 de março de 2013
Concentração a partir das 18h, para pintura de corpos. Saída às 20h.
Praça do Ciclista (Av. Paulista x Consolação – veja mapa)
Evento no Facebook

Dúvidas?

Tão nu quanto você ousar

Neste endereço há respostas para perguntas frequentes e muitas dicas para quem pretende participar. Nesta página há um “tutorial jurídico”. Converse também com os demais participantes na página de cada evento, no Facebook.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Vem aí a Pedalada Pelada 2013

  1. Pablo disse:

    Tenho que admitir, chamou atenção pra caramba! Legal que foi bem focado na segurança do ciclista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s