Mais um espaço de lazer disponível em Porto Alegre!

Após ter passado pedalando, ainda ontem, pela Av. Edvaldo Pereira Paiva (vulgo Av. Beira-Rio), hoje pego minha bicicletinha e, juntamente com minha esposa, meu enteado e o amiguinho dele, fomos pedalar despretensiosamente pela mesma avenida.

Mas embora ontem eu tenha passado pelos mesmos trechos relativamente estreitos de asfalto por vezes esburacado e quase sempre com aquela margem de areia típica das avenidas em obras, qual não foi minha (nossa) surpresa quando, ao passar da pista de skate do Marinha, percebemos que TODA A PISTA DA DIREITA ESTAVA FECHADA PARA O TRÁFEGO!

De acordo com o que pude observar, e com informações fornecidas no local por um funcionário que estava lá cuidando das máquinas, foi começada a obra naquela pista, a partir da entrada da Churrascaria Montana Grill até pouco antes da confluência com a Av. Padre Cacique, perfazendo um total de aproximadamente DOIS QUILÔMETROS DE ASFALTO LISO EM PISTA DUPLA, LIVRE PARA O LAZER, A QUALQUER HORA DO DIA!

Nós, que até então vínhamos com as crianças com a maior das cautelas e precauções, demos piruetas internas de satisfação ao aproveitarmos os mais de dez metros de largura, a perder de vista, fazendo zigue-zague com as bicicletas exatamente pelo meio da pista, enquanto as crianças se mandavam na frente sem qualquer perigo.

Eu recomendo a todos que tiverem oportunidade, que peguem sua bicicleta – ou aluguem uma – e aproveitem essa promoção, porque é por tempo limitado!

Eu não sei por quanto tempo e em que condições aquilo lá vai continuar, mas segundo o funcionário: “Ih, esse trecho aqui vaaaaai demorar pra ser liberado…”

Além disso, é bom mesmo que a galerinha que curte a orla faça um ótimo proveito daquele espaço extra, e se acostume a dar uma passada lá tranquilamente. Além disso, é bom que vejam que, na imensa maioria dos horários, as duas pistas simples de hoje dão conta perfeitamente do fluxo de automóveis. Ou seja, deixar TODO AQUELE ESPAÇO, na ÁREA DE LAZER MAIS NOBRE DE PORTO ALEGRE, à disposição permanente de uns poucos carros, enquanto as centenas de pessoas não-motorizadas que por ali passam tropeçam umas sobre as outras na estreita passarela, é no mínimo uma conduta seriamente questionável, e como tal deverá ser (e será, quando for oportuno) questionada.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Mais um espaço de lazer disponível em Porto Alegre!

  1. Felipe X disse:

    Exato, e tinha gente pedalando quando passei lá. As ciclovias por ali sempre tem ciclistas e muitos pedestres, o que mostra que carece de espaços para caminhar, correr e brincar.

  2. Felipe Koch disse:

    Parabéns Helton, por fazer esta postagem. Como moro no centro, já estou acostumando com esta “pista de lazer” oportunizada pela demora nesta obra. Muitas vezes pensei que a melhor coisa a ser feita seria realmente retomar aquele espaço roubado do parque para ser uma área asfaltada e permanente de lazer, assim como é utilizada hoje.
    Uma área muito necessitada hj em dia. Mas a distancia entre pensar e fazer algo a respeito foi muito bem transposta por você neste post. Que ele semeie esta vontade em número suficiente de pessoas para que se torne uma ação efetiva e verdadeiramente popular.
    A questão de transporte individual automotor nos níveis atuais e sem engarrafamento poderia ser simplesmente resolvida colocando horários em que o fluxo seguiria em apenas uma direção, pois a outra pista e totalmente subutilizada por meia duzia de contra-fluentes em horários de pico. Pista esta que seria duplamente subutilizada se a duplicação ocorrer.
    Com a Borges seguindo em paralelo este fluxo menor teria alternativa enquanto o grosso seguiria o sentido de maior fluxo utilizando toda a pista naquele horário.
    Obviamente aí não teria justificativa para fazer viaduto$$$, ponte$$$ e mais obra$$$, carro$$-chefe$$ do financiamento de campanha$$$ e outra$$$ cossita$$$ ma$$.
    Mais uma vez parabéns por semear a ideia!

    • Felipe Koch disse:

      Nada contra $$$, apenas contra máfia$$$!
      Cidades sustentáveis e preocupadas com a maioria das pesoas tb geram $$$, só que este não fica tão concentrado em grupeto$ com seus feudo$$ medievai$$$.

  3. Diego Canto Macedo disse:

    Discordo de ti Felipe Koch. Meu pai e minha mãe me levaram na inauguração do parque marinha. Naquela época não tinha a av beira rio (construída depois pelo collares) e quase choro toda vez que passo ali e vejo o parque sendo dilacerado mais uma vez. Acho que aquela avenida inteira é um erro. Poderia ser retirada, deixando apenas espaço para pedestres e ciclistas. O tráfego para o estádio poderia ser resolvido com transporte público na própria padre cacique. O máximo tolerável no lugar da beira rio seria uma aeromóvel suspenso. Um dia (espero) vão ser dar conta disso.

    • Felipe X disse:

      Concordo contigo, e também estão alargando o trecho da Ipiranga ao lado do marinha, no sentido orla-cidade. Acho que querem mais espaço para os carros ficarem parados naquela sinaleira de 3 tempos com a Ipiranga!

      Sério, eu me incomodo em como sempre tem gente para ficar de mimimi sobre uma cerca (que pode ser removida eventualmente) numa área pequena ali no Araújo Viana e ninguém dá um pio sobre a destruição do Marinha.

      • Marcelo disse:

        Claro que se reclama da destruição do parque, Felipe. Aqui mesmo já fizemos posts reclamando dessa obra ridícula e ultrapassada.

  4. virtu disse:

    Oi Helton =)

    Ontem nos vimos lá neste trecho que descreves. Simplesmente um dos melhores lugares para se pedalar em Porto Alegre. Ainda mais naquele horário onde a companhia do por do sol fica sempre ao seu lado.

    O brabo é chegar até lá usando a beira-rio =(
    Na ida eu fui fechado duas vezes, sendo que uma delas o carro passou tão perto que eu não tinha para onde fugir caso ele me fechasse de fato.

    Cheguei ao ponto de pensar em seguir o motorista para soltar-lhe o verbo…

    Espero que no decorrer destas obras encontrem artefatos históricos de povos açorianos, índios ou qualquer indício rudimentar de algo peculiar que assim a obra fica impedida de continuar por tempo indeterminado.

  5. Paulo Z. Barcellos disse:

    O Fortunati, com a política de priorizar o transporte em veículos motorizados particulares, implementou a duplicação de parte da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). Com isso, dividiu um importante espaço do parque Marinha. Estou me referindo à área próxima à avenida Ipiranga, entre a pista de ciclismo e o campo de futebol, ambos do parque. Sugiro, inclusive, para terem uma exata noção do dano causado pela obra automobilística, que acessem o Googlemaps (https://maps.google.com.br/), pois, quando o local é observado em maior distância fica possível verificar o parque antes do dano e, com menor distância, é possível visualizar fotos mais recentes. Além disso, está sendo executado o alargamento da pista da avenida Ipiranga, no sentido rio Guaíba-Puc, entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e a Borges de Medeiros. Passeio público? De jeito nenhum. Com isso, os pedestres que passam pelo local utilizam a ciclovia.
    Abraços a todos.

  6. Adriano disse:

    Ao contrário do alegado pelos colegas, acho a obra essencial para o futuro da mobilidade da Zona Sul….e mais, numa futura estrutura que viabilize o uso da orla o movimento ali será intenso…ademais, nos fins-de-semana certamente ficará fechado para lazer, como já ocorre.

    • Felipe X disse:

      Bem, também seria essencial para mobilidade um VLT, aeromóvel ou um mísero BRT. Mas a prioridade sempre são os carros.

      O fogo que eu acho dessa obra é que estão fazendo uma pista de alta velocidade, com direito a viaduto na orla. Aquela região é bastante usada para lazer (nos padrões portoalegrenses) e essa auto-estrada vai aumentar a periculosidade.

    • heltonbiker disse:

      Adriano, tomara que estejas certo quando dizes que ela COM CERTEZA ficará fechada para o lazer nos fins de semana. Atualmente, apenas o trecho entre o Gasômetro e as Cuias fica fechado, toda a extensão da avenida ao longo do Marinha não fica fechada, e é uma zona de lazer muito nobre e procurada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s