Novo trecho da ciclovia da Av. Ipiranga ficará pronto até dia 30.

A prefeitura anunciou a conclusão do segundo trecho da ciclovia da Avenida Ipiranga até o final deste mês. A ciclovia prevê semáforo exclusivo para ciclistas, que deverão apertar um botão e aguardar o sinal fechar para os automóveis para realizar a travessia.

Entretanto além dos problema já relacionados, a foto ao lado – publicada no jornal Metro – mostra outro problema da obra, este de execução: a ciclovia já apresenta poças d’água  sobre a sua superfície. O que pode parecer um problema banal pode ser um incomodo no cotidiano de quem usa a bicicleta para transporte e tem que chegar com roupas limpas no seu destino.
O projeto de ciclovia no talude central também recebe outras críticas dos usuários de bicicleta, como o difícil acesso à ciclovia – que só pode ser acessada onde há travessia de pedestres, mas essa discussão já foi realizada aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Novo trecho da ciclovia da Av. Ipiranga ficará pronto até dia 30.

  1. Felipe X disse:

    As poças eu imaginei desde o início que fazia parte do pacote 😀

    A ciclofaixa maluca da Icaraí tem poças e até poças de lama.

    • heltonbiker disse:

      Em dias de chuva, há dois problemas “maiores” que as poças nas ciclovias: 1) há poças pela cidade toda, em especial sobre as calçadas, o que é terrível para o pedestre que precisa encostar o pé no chão o tempo todo (ao contrário do ciclista); 2) O problema não são as poças que a gente tem que pedalar por cima, até porque na ciclovia dá pra passar menos rápido, mas as poças que ficam na rua e que os carros passam voando, nos dando banhos de água suja. Ir trabalhar de bike e chegar limpo quando chove, em Poa, é mais emocionante do que vídeo-game… :o(

  2. Uma coisa que me deixou bastante intrigado também foi a baixíssima qualidade da colocação do asfalto usado nos trechos novos da ciclovia. Ao invés de ficar um asfalto lisinho – um “tapete”, como quando fazem na faixa de rolamento – esse já é todo irregular. Dá pra sentir a trepidação o tempo todo no guidão.

    A impressão que passa é que por ser “só” uma ciclovia, usaram o pior tipo de asfalto e colocaram de qualquer jeito, pra sair barato poderem dizer de boca cheia que estão fazendo algo…

    • Aldo M. disse:

      É de se questionar a Prefeitura por que estão aceitando um serviço porco só porque é uma ciclovia. É muita cara-de-pau ainda pintarem o asfalto irregular, algo totalmente dispensável numa ciclovia segregada (exceto nos cruzamentos), só para ficar bem na foto.
      Então, Prefeitura, vocês aceitariam um asfalto irregular desses se fosse para trânsito de automóveis?

    • heltonbiker disse:

      Como um comentário, na ciclovia que estão fazendo na orla, ao lado da Edvaldo, o primeiro trecho ficou perfeito, parece uma mesa de sinuca. Já o trecho seguinte, que fica emendado no primeiro mas que foi feito num segundo momento, já não ficou tão perfeito. No fim das contas ficamos sujeitos à sorte e à boa vontade do funcionário que vai lá no dia pilotar o rolo…

    • Aldo M. disse:

      A regularidade do asfalto é um aspecto de conforto muito importante numa ciclovia. É necessário que ele seja perfeitamente plano para minimizar o esforço do ciclista. Um asfalto que trepida e é ondulado é um fator de desestímulo ao uso da bicicleta. No caso da Ipiranga e de um trecho da Edvaldo, ainda há um aspecto perverso: o asfalto para os automóveis é melhor, premiando quem escolhe este modal em vez da bicicleta.

  3. Fernando Pavão disse:

    Ainda não vi nada concreto mostrando como essa ciclovia é ruim. Vamos fazer um post sobre isso? Me habilito a tirar fotos, até.

    Não é difícil achar problemas, a cada 100 metros tem um, quase.

  4. André Alves disse:

    Com todo o respeito a todos, mas as BEBÊVIAS E CACHORROVIAS FICARAM LINDAS, NOSSO ESPAÇO É O LADO DIREITO DOS AUTOMÓVEIS E DEVEMOS COM MUITA RESPONSABILIDADE USAR ESTE ESPAÇO CUIDANDO DOS PEDESTRES, CADA UM FAZ SUA PARTE. ESTES POLÍTICOS SÃO MUITO CARA DE PAU, VAMOS TOMAR CONTA DAS RUAS, DAI SIM ELES TERÃO DE EXIGIR O SEU ESPAÇO, QUE TAL INVERTER AS COISAS, ACREDITO QUE SE CONSIGA CHEGAR A UM “mmc”, QUE TAL???????????

  5. Eu acho que o primeiro seria questionar ao Shopping Praia de Belas, o motivo de estar fazendo esta obra com esta qualidade horrível, se eles contrataram isto ou se os Engenheiros deles aceitaram que esta seja a qualidade aplicada, pelo dinheiro pago? Certamente a Direção do Praia de Belas, do grupo Iguatemi de Porto Alegre, deve ter algo a dizer. Se não tiver então quem dará o aceite por esta obra que é pagamento à cidade? PRECISAMOS FICAR DE OLHO NISTO. Saúde Martinez

    • Felipe X disse:

      Pois é, pena que não vai ter a marca do shopping na obra, pra mostrar a porquice que fizeram.

    • Aldo M. disse:

      A Prefeitura não forneceu projeto executivo da ciclovia. Será que exigiu ao menos que o autor do projeto executivo e responsável pela execução da obra, contratado pelo Shopping, tenha experiência (acervo técnico registrado no Conselho de Engenharia) em projetos e obras similares? Vale questionar a Prefeitura e, se for o caso, fazer denúncia ao Ministério Público.

      • Aldo M. disse:

        Para o Shopping e o supermercado, essa ciclovia representa apenas a autorização para construir quase 5.000 novas vagas de estacionamento, atraindo mais automóveis aos seus empreendimentos em nossas já congestionadas avenidas.
        E, na minha opinião, quanto pior for a infra-estrutura cicloviária, melhor para eles: ciclistas preferem fazer suas compras mais próximo às suas casas, valorizando o comércio de bairro. Pra mim, há um inadmissível conflito de interesses ao deixar o projeto de uma ciclovia à cargo de donos de shoppings e supermercados.

  6. gremista disse:

    Vc’s tão reclamando demias, vamo pedalá gordinhos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s