Amanhã tem!…

… Massa Crítica.

Fiz uma pequena colagem de reflexões colhidas aqui mesmo neste blog. Se alguém dentre os citados não aprovar este uso, por favor me avise que eu retiro imediatamente.

“Objetos inanimados não têm luta de classes; ver as pessoas dentro dos carros como inimigos é um enorme erro político. Motoristas não são o inimigo, e sim nossos aliados naturais! Esse pessoal, preso no trânsito, dentro de carros ou ônibus, são claramente mais parecidos do que diferentes dos ciclistas que estão temporariamente alterando o ritmo da vida urbana ao tomar as ruas pedalando. O objetivo [the point] da Massa Crítica, na minha opinião sempre foi criar um espaço celebratório convidativo que seja tão contagioso que pessoas que ainda pedalam pouco sejam atraídas, de maneira irresistível, e queiram experimentar aquilo.  Se você ofende pessoas ou tenta fazê-las se sentir culpadas ou constrangidas, existe pouca chance de que elas venham a mudar a maneira como pensam e, por conseguinte, mudar seu comportamento. Nosso prazer é mais subversivo do que nossa ira e, para muitos, é difícil lembrar disso no calor das ruas.”

(Chris)

“A Massa Crítica, neste formato “bonitinho” é muito mais radical que uma de “revoltados” justamente pela sutileza da mensagem. Ela expulsa os carros das ruas por alguns minutos e cria um cenário ao vivo de uma cidade muito melhor que a que temos hoje. A mensagem visual é muito forte e faz as pessoas pensarem: “por que não pode ser sempre assim?”
É dessa Massa Crítica alegre que os poderosos tem medo, porque sabem que tem muito mais força e pode realmente começar a virar o jogo.
Uma massa com conflitos seria utilizada por eles para justificar inclusive repressão com o uso da força, o que esvaziaria os passeios deixando a cidade ainda mais dominada pelos carros.”

(Aldo)

“O MC ampliou-se e novos grupos estão interagindo com novas idéias. Aos novos integrantes deve ser dado conhecer os objetivos e motivos que unem as pessoas em prol do cicloativismo. Não deixem grupos minoritários e articulados roubarem a idéia central do MC. Moleques felizes? Brincar de pedalar? Conheci pessoas maravilhosas do MC, com idéias, amizades sinceras, trabalhadoras e batalhadoras. Graças ao MC, a cidade está se renovando nos conceitos de mobilidade. Graças ao MC, ciclovias foram construídas. Ninguém aqui está brincando. Estão fazendo o que gostam. Construindo um mundo melhor. Deixando um legado para o futuro de milhares ou milhões de pessoas. Como é bom ser bem recebido e ter suas idéias aceitas ou respeitadas. Não olhem o MC com raiva ou com sentimento de revanche. Não tem como chamar o trânsito de centenas, milhares de bicicletas passeando e bloqueando ruas e veículos de “PASSIVIDADE”. Isto, como já se sabe, por si só, é uma mensagem muito maior e melhor que milhões de palavras e panfletos.”

(Gerson)

“É inegável que a MC está causando transformações na cidade, e nisso contraria muitos interesses, inclusive políticos. Então, eu não me surpreenderia se houvesse algum tipo de provocação orquestrada, para intencionalmente desarticular o movimento. É preciso estar atento a isso e não cair em provocações.”

(Daniel)

“De passagem comento que não concordo com aqueles que dizem que na Massa tem gente que “dispara na frente”. O que acontece (pelo menos é o que eu vi sempre) – e que aliás acontece em todos os passeios – é que sempre tem gente que se distrai conversando, ou não tem a noção de como é importante manter a coesão do grupo, e aí vai ficando pra trás SEM NECESSIDADE, tipo pedalando em velocidade de caminhada (10 kmh ou menos, acontece com freqüência). Depois de um tempinho abre um buracão, e aí fica PARECENDO que o pessoal da frente “disparou” quando na verdade foi um grupo no meio que simplesmente não prestou atenção.”

(Artur)

Leituras recomendadas:

Protesto ou Celebração? ou algo ainda mais profundo?

Como Fazer uma Massa Crítica

A Quem Interessa Acabar com a Massa Crítica? 

Anúncios

Sobre lobodopampa

Falar de si mesmo é contraproducente. Ah: lobodopampa e artur elias são a mesma pessoa (eu acho).
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Amanhã tem!…

  1. André gomide disse:

    frio….rsrsrsrsrrs
    acho que vou levar um chocolate quente…rsrsrsrsrsr

  2. Ricardo disse:

    Atenção:o microfone-humano só funciona se os humanos participarem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s