Projeto de duplicação da Avenida Voluntários da Pátria.

Publico aqui o projeto de duplicação da Avenida Voluntários da Pátria com o intuito de provocar um debate sobre o tema e sobre o projeto, que me parece terrível, pois entre outras coisas prevê uma ciclovia em cima da calçada (mais larga que o espaço para pedestres) e remoção de prédios antigos que dão caráter à região. Além é claro, de todas as desvantagens que qualquer outro alargamento de avenida traz: maior fluxo de carros, maior índice de atropelamentos, mais congestionamento em ponto de afunilamento, desvalorização do pedestre, poluição sonora, poluição atmosférica, etc.

Clique na imagem para ampliá-la.

Em cinza são os prédios que serão desapropriados/removidos, a faixa larga vermelha é a ciclovia.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Projeto de duplicação da Avenida Voluntários da Pátria.

  1. Luiz Lied disse:

    Bah, não entendi nada, só que teremos mais uma CALÇADOVIA!!
    Povo, este poder municipal é ridículo, cria leis e mais leis onde faz de conta o “apreço” pelos pedantes, mas na primeira oportunidade nos sacaneia, vide AV. Grécia, NOVA totalmente NOVA, ABERTA, 3 PISTAS e sem ciclovia! DesaFortunati e Carropelari são uns coitados!
    E pior é que vão se gabar disso na campanha!

  2. Aldo M. disse:

    A verdade é que não existem, para a Av. Voluntários da Pátria, projetos de ciclovias ou de passeios públicos. Este croqui trata apenas das dimensões das vias de tráfego motorizado. Estas terão um total de 6 faixas com 3 metros de largura cada uma. Além disso, foi reservado espaço para mobiliário urbano, como paradas de ônibus, conteineres de lixo, postes e placas de sinalização.

    Sobram então, dois passeios públicos de apenas quatro metros de largura cada. Num deles, pretende-se pintar uma faixa de vermelho com 2,5 metros de largura, que será denominada de ciclovia, deixando apenas um metro e meio para pedestres! Ou seja, não foi reservado sequer um centímetro de largura para as bicicletas. A Prefeitura simplesmente quer obrigar ciclistas a compartilhar calçadas com pedestres para não atrapalhar os automóveis!

    É flagrante que a Prefeitura não está nem aí para os pedestres e ciclistas, que ficam com apenas oito metros de um total de 26 metros, correspondendo a menos de um terço do espaço para circulação na avenida. Não foi levado em conta o fluxo de pedestres e bicicletas, nem atual, nem futuro, para dimensionar larguras de calçadas e ciclovias. Como fica então a prioridade para pedestres ciclistas e transporte coletivo determinada pela Lei do Plano Diretor de Desenvovimento Urbano Ambiental? Onde estão os cálculos para justificar tão pouco espaço para pedestres e ciclistas?

    A Prefeitura não tem pruridos para afrontar a lei, privilegiando e até incentivando o transporte individual motorizado. E o faz com recursos que são de todos os cidadãos. Não há como justificar esta obra e muito menos as desapropriações, que serão inúmeras, com o único objetivo de abrir espaço para uma minoria que utiliza automóveis para seus deslocamentos diários nos horários de pico.

    Além disso, se a Prefeitura quisesse melhorar a mobilidade com o uso da bicicleta nesta região, daria prioridade para prover de infra-estrutura cicloviária a Av. Pernambuco, que possui uma demanda muito maior que a Voluntários (Dado do Relatório Final do Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre, pag. 81, tabela 27 – classificação da demanda para 2022. Voluntários: 500 a 3.000 ciclistas por dia; Pernambuco: mais de 7.000 ciclistas por dia).

  3. Pablo disse:

    Essas ciclovias que a prefeitura está fazendo ou propondo é o tipo de obra ‘cala a boca’ que só serve para o pessoal reagir menos à obra. Essa ciclovia é só para deixar o veneno com um gosto um pouco mais agradável.

  4. Fernando Pavão disse:

    De onde foram tiradas essas imagens?

    Não esqueçam que pode acabar que nem a ciclovia da ipiranga: projeto meia boca, execução do projeto pior ainda.

  5. Gilberto Simon disse:

    Qual a fonte da imagem da duplicação ? Podem informar ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s