Sobre a ciclofaixa da Icaraí.

No link está o documento:

https://docs.google.com/open?id=0B2VQlyh06ogPOHFZNG9UbkdCbEk

Este está treinando para andar na Icaraí:

Esta é a foto que ilustra o que digo, veja o buraco da estrutura de drenagem da via não está sinalizado, ele está demarcado como se fosse parte segura da via ciclável, e são várias destas bocas de drenagem ao longo da faixa, certamente é preciso descontar da medida útil esta borda de drenagem e a proximidade do meio fio em pelo menos 30cm.

Descontando-se a largura da borda externa de sinalização, estas duas faixas brancas paralelas, resta uma faixa ciclável de cerca de 70cm no máximo, muito diferente do que foi divulgado na mídia de que a ciclofaixa teria 1 metro e meio de largura.

Agora para ver como deve ser uma ciclofaixa:

“Ciclovias na Holanda são vermelhos. Eles são como um tapete vermelho para os ciclistas. Eles não são apenas um pouco de tinta. É realmente uma espessa camada de asfalto muito liso vermelho. Este vídeo mostra uma estrada (Parklaan) sendo recapada na cidade de Hertogenbosch (aka. Den Bosch). Ela deixa bem claro como é feito. Quatro máquinas rolando pela rua em um domingo, dois com o asfalto vermelho para as ciclovias, dois com asfalto preto para as pistas de automóveis. Na mesma noite as linhas brancas foram pintadas e no dia seguinte todo o tráfego pode usar a rua novamente.
Infra-estrutura como esta faz o ciclismo atraente e agradável.”

Qual a medida para uma ciclofaixa:

SDS

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

20 respostas para Sobre a ciclofaixa da Icaraí.

  1. lobodopampa disse:

    Onde eu assino?

    😉

  2. taisascavone disse:

    Que sonho, não? É um tapete de bem-feito e de lindo! Valoriza a cidade e é, acima de tudo, uma forma de RESPEITO à população.

  3. airesbecker disse:

    E reparem:
    Não a rua não está cheia de carros estacionados!

  4. Aldo M. disse:

    O arquiteto Régulo da EPTC disse que é a primeira ciclofaixa em uma via arterial de Porto Alegre. Acho que isto explica bem a situação. Via arterial é um termo carro-cêntrico que significa necessidade dos carros se deslocarem às custas de qualquer outro meio de transporte, como uma questão de vida ou morte.

    • airesbecker disse:

      É Aldo, mas veja aqui o que o anexo 3 do PDCI determina para vias arteriais de 20 e 30 metros de largura:
      https://docs.google.com/open?id=0B2VQlyh06ogPU0NuM3NaY0dGekk

      • Aldo M. disse:

        Do ponto de vista técnico, eu entendo que esse anexo é uma sugestão, porque os perfis reais sempre têm dimensões diferentes. A Icaraí tem uma pista com 10,5m e outra com 7,5m. Porém, ela poderia se modificada para ficar como arterial nível 2 com 25m, onde teria duas faixas para cada sentido e uma ciclovia bidirecional no nível da calçada que deveria ser alargada em direção à pista de 10,6m. Em outras palavras, transformar a 3a. pista de 3,5m do sentido bairro-centro em uma ciclovia bidirecional de 2,5m com um canteiro separador de 1 metro de largura.

      • airesbecker disse:

        Claro que não são exatos mas representam certos critérios.
        Se temos uma Lei instruída com anexos exemplificando 2,20m de ciclofaixa não podemos sair implantando ciclofaixas de 70cm.
        A tua ideia está certa, a prescrição alí é isolar uma bidirecional de 2,5m!
        Faz uma petição para o MP aprofundando a tua idéia, com base neste anexo!

      • airesbecker disse:

        A questão da unidirecionalidade também é um problema, quem quer voltar faz o que? Volta pelo meio dos carros no outro lado, volta pela calçada, volta na ciclofaixa em contra-mão ou contorna o hipódromo?

  5. E incrível estes dados, hoje minha filha Karina retornou do Canadá, exatamente da Columbia Britanica onde as ciclofaixas são colocadas junto as ruas onde transitam carros sem tanchões ou elementos outros de segregação que nao seja o respeito mutuo,
    aqui todo será pouco porque faltam campanhas de educação no transito eficientes e eficazes, valeu Aires bela colaboração e mais uma para o inquérito do MP, saúde

  6. Klaus disse:

    Muito obrigado Aires! Li o documento, parabéns. _/\_

    Cidadãos exemplares e políticos que não cumprem as leis mais básicas.

    Quem não cumpre leis que levam a morte de cidadãos é o que ?

    Interessante como podemos repaginar a definição de marginal.

  7. Faz tempo que quero fazer um comentário neste nosso blog, muito se fala sobre segurança e ainda mais sobre sensação de insegurança. Uma das sensações piores que existem e da insegurança com relação ao Estado e a suas instituições. Comportamentos autoritários, comportamentos obscuros e cheios de intenções difusas, que nos ferem a diário, nos criam uma sensação de insegurança do pior tipo. Aquele velho ditado: “vá reclamar para o bispo” foi criado justamente nesses momentos em que todo parece dar errado e as pessoas querem reclamar, mas não tem onde ou não sabem para quem reclamar. Teu comportamento e teu envolvimento, assim como do Promotor do MP, que tem nos atendido nos nossos pleitos, assim como alguns elementos do Judiciário Gaúcho, que se envolvem de alma nos requerimentos dos cidadãos, são as figuras da nossa sociedade que nos deixam mais seguros e nos fazem sentir mais dignos para reclamar. Agradeço sinceramente o teu envolvimento e o teu desprendimento usando do teu tempo e virtudes profissionais, para nos fazer sentir mais cidadãos. Ainda podes ter certeza que todo isto nos transmite uma sensação de segurança jurídica, muito grande, que só faz solidificar os sentimentos democráticos republicanos que em todos nos afloram nos momentos de luta. Saúde.

  8. Felipe Koch disse:

    Se tivesse um metro e meio o carro estaria totalmente dentro da faixa vermelha. A prefeitura não consegue cumprir nem a esmola ilegal a qual se propõe para fins demagógico-eleitoreiros.
    E ainda acha que os cidadãos são débeis-mentais acéfalos.
    Vergonha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s