E todo mundo está feliz com a ciclovia… mudar de lado 5 vezes do Praia de Belas até a PUC, milhões gastos… Tudo para não atrapalhar o deus carro…

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

13 respostas para E todo mundo está feliz com a ciclovia… mudar de lado 5 vezes do Praia de Belas até a PUC, milhões gastos… Tudo para não atrapalhar o deus carro…

  1. Matériazinha que não adicionou nada de informação…

  2. So falta o MP aceitar a denuncia do Aires, antes de encalhar mais dinheiro. Saúde

  3. Tem uma coisa que me deixa pensando, muitoooo, a notícia fala que “….o fabricante entregou para a Prefeitura os guarda corpos…” perguntar não ofende, porque a Prefeitura? quem está pagando é a Prefeitura ou o Zaffari? quem escolhe o material é a Prefeitura ou o Zaffari? como isto não está direito, vocês não acham extranho???????????

  4. lobodopampa disse:

    Eu não estou feliz nem triste com essa ciclovia.

    Ela vai acrescentar um espaço dedicado à bicicleta em uma rota-chave da cidade. Essa é a parte boa.

    Ela tem problemas como QUALQUER CICLOVIA que for construída em área interrompida por vias transversais. Ela traz soluções que criam outros problemas. Até aí nada de novo. Se fosse no leito da pista, haveria outras soluções e outros problemas. Na média seria talvez um pouco melhor, especialmente para os ciclistas veiculares competentes.

    Um dos problemas dessa história é a expectativa exagerada que a população em geral tem – e uma boa parte dos cicloativistas tbém – acerca de o quanto ciclovias realmente resolvem problemas e melhoram as coisas.

    Na minha opinião, de maneira geral, grosseiramente falando, ciclovia melhora muito a percepção de segurança, aumenta a tranqüilidade durante os trechos não interrompidos, é gostoso, é bacana… e piora a segurança nos cruzamentos, porque cria um conflito com um dos 5 princípios veiculares fundamentais: posicionar-se na pista conforme a intenção de destino. Em cruzamentos, ciclovias e ciclofaixas obrigam a um comportamento contra-intuitivo de ciclistas E motoristas, e aumentam os acidentes.

    Segurança real e percepção de segurança são coisas muito diferentes, e isso tbém alimenta as expectativas exageradas.

    O governo deve achar tudo isso ótimo, porque essa falsa expectativa vai se traduzir em dividendos eleitorais. O atraso na obra encaixa direitinho no timing eleitoral, tbém.

    Mas esse debate só vai tomar força e a ficha só vai cair quando a ciclovia existir. Por isso acho que embargar a obra não ajuda ninguém. Se for embargada, não sai ciclovia nenhuma, ou sai uma outra que tbém vai ter muitos problemas. Não temos tradição e só tem um caminho para adquirir: fazendo.

  5. Tenho muitos amigos em São Paulo e por isso faço a comparação abaixo: Em São Paulo, vejo as obras sendo executadas com menos tumulto e mais agilidade. Aqui em Porto Alegre, cada obra vira uma celeuma. Alguém mais tem a mesma percepção?

    • Diego Alves disse:

      Concordo contigo Liulso. A vaidade de gestores (que querem ser pai da criança), o orgulho/ego gaúcho e a dicotomia politica que vivemos no estado é, no meu modo de ver, boa parte da culpa. Além da visão pequena e eleitoreira que assola o Brasil.

    • lobodopampa disse:

      É que em SP nunca teve maragatos nem chimangos.

      Nós temos uma tradição de belicosidade e polêmica.

      Isso tem um lado bom; aqui Maluf não se cria. Existe corrupção, mas é menor, e isso tem a ver com essa coisa cri-cri da nossa mentalidade, na minha opinião.

      O lado ruim é quando as polêmicas/polarizações começam a se auto-alimentar e viram o tema principal, atrapalhando as relações e o desenvolvimento social, econômico e cultural.

      • E que em São Paulo não lutaram para ser brasileiros e os gaúchos tiveram que brigar então meu caro amigo quando algo é feito no RGS é para sempre e não para enrolar exceto quando o povo não é ouvido. Olha por exemplo o Aeroporto já está pequeno, o povo foi ouvido? Toda obra precisa das opiniões em contrário para conseguir elevar os paradigmas. Não existe obra com futuro sem visionários. Não temos visionários na Prefeitura que enxergue uma cidade de futuro, estamos rondando o umbigo. Na OSPA pelo que vi, por exemplo, do projeto acredito que o Ivo Nesrala é um visionário.

  6. Sergio Surdo disse:

    Falou, lobo do pampa. Sábia e consistente resposta.

  7. Olavo Ludwig disse:

    Eu sempre fui contra esta ciclovia no talude, mas estou muito afim de ver ela concluída, precisamos de algo concreto pronto para acumular alguma experiência. Eu penso que agora não tem mais volta, ela deve sair antes da eleição, a prefeitura conta com isso, então que venha logo.

    • heltonbiker disse:

      Não esquecendo que temos várias experiências frustradas, das ciclo-coisas e ciclo-farsas que já temos (Caminho dos Parques, Barra e Restinga), que nos mostram erros que não devem mais ser cometidos.

    • cicloviaspoa disse:

      Eu quero que eles concluam este primeiro trecho o quanto antes, seja do jeito que for. Aí eu defendo que ele seja avaliado e aprovado pelos usuários antes da construção do restante da ciclovia.

  8. Olavo Ludwig disse:

    O maior erro, e que no meu ponto de vista ainda será cometido muitas vezes é não colocar a ciclovia na pista. Esperamos que os tijolinhos nunca mais, parece que isso é consenso e o caso da ciclovia da Restinga ainda precisa ser bem analisado, pois ela ainda não tá pronta, faz duas semanas que passei por lá e tinham pintado uns 10 metros do início dela, talvez quando ela estiver bem pintadinha e sinalizada seja mais respeitada por todos, e ela é um passo importante para o pessoal na Restinga, vai ajudar muitos deslocamentos, além de poder funcionar como algo educativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s