Pérola: resposta do vereador Brasinha

Em resposta ao manifesto contra o Projeto de Lei que visa aumentar o limite de velocidade dos automóveis para 70km/h, o vereador Alceu Brasinha se pronunciou. Segue a resposta com comentários meus (irônicos, é claro) em itálico:

—–

Prezada Senhora,

Recebemos seu e-mail referente ao projeto de lei sobre o aumento de limite de velocidade nas principais avenidas e ruas de Porto Alegre.
Respeitamos a sua opinião, muito embora seja contrária a nossa proposição.
Alguns tópicos sobre a intenção deste vereador:

1 – atualização de limites fixados a mais de 15 anos atrás, onde a nossa realidade e equipamentos eram outros.
(daqui a 10 anos o limite de velocidade vai ter que ser 100km/h pro trânsito fluir)

2 – a preocupação com a mobilidade urbana, que está horrível e vem aí a Copa do Mundo.
(temos que mudar nossa cidade em função de uns jogos de futebol que terão aqui)

3 – um transito fluindo de forma mais rápida, principalmente em horários de pico, evitando engarrafamentos e lentidões, o que virou uma rotina diária em nossas vidas.
(aumentar pra 70km/h vai mudar nossa realidade, afinal de contas, todo motorista porto-alegrense respeita o limite de 60km/h)

3 – com grande convicção, acreditamos que este aumento de velocidade não irá provocar aumento no número de acidentes.
(reparem que ele nem consegue escrever sem se discordar… ele tem grande convicção do que diz, mas apenas acredita)

4 – um bom exemplo atual, foi o aumento do limite de velocidade na Freeway de 100km/h para 110km/h: diminuiu os pontos de lentidão e engarrafamentos, não aumentando o número de acidentes.
(porque o local onde vivemos deve se tornar comparável a uma freeway)

Um abraço!

Vereador Alceu Brasinha

——

É de rir ou de chorar?

Anúncios
Esse post foi publicado em Humor, Porto Alegre e marcado , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Pérola: resposta do vereador Brasinha

  1. Olavo Ludwig disse:

    Partindo desse cara eu não consigo rir, só chorando!

  2. Francisco disse:

    É de rir…. de vocês… XD

  3. Aldo M. disse:

    Existem três tipos de ignorância:
    1 – simples: quando o sujeito não sabe;
    2 – composta: quando o sujeito nem sabe que não sabe;
    3 – perigosa: quando o sujeito tem convicção que sabe, mas aquilo em que acredita não passa de um mito.

    Afirmação do nobre vereador do PTB: “daqui a 10 anos o limite de velocidade vai ter que ser 100km/h pro trânsito fluir”.

    Ou seja, ele espera aumentar o fluxo de veículos aumentando o limite de velocidade.

    A verdade, entretanto, é que o fluxo dos automóveis não aumenta com a velocidade. O motivo é simples: os carros precisam manter uma distância de três segundos dos veículos à frente. Então, o fluxo de automóveis em uma faixa de trânsito é de um carro a cada três segundos (ou vinte carros por minuto), qualquer que seja a velocidade. Em outras palavras, à medida que se aumenta a velocidade, é necessário aumentar a distância entre um carro e outro, o que anula a tentativa de aumentar o fluxo simplesmente apertanto mais forte no acelerador.

    Uma das soluções para este dilema é substituir parte dos carros por bicicletas. Nas Massas Críticas de Porto Alegre, o fluxo de bicicletas passa facilmente de 120 bicicletas por minuto, mesmo em apenas duas faixas de trânsito, ou seja, o triplo do fluxo dos automóveis. Este é o principal motivo para centenas de cidades mundo afora, a exceção de Porto Alegre, estarem transformando faixas de automóvies em ciclovias.

    Fico pensando se o nobre vereador está mesmo falando de fluxo de trânsito. O desejo de aumentar a velocidade, em muitos casos, é apenas uma tentativa de demonstrar virilidade. Aí faz até sentido que, daqui a dez anos, ele considere que velocidade precise ser ainda maior.

    • Melissa disse:

      Aldo, a frase “daqui a 10 anos o limite de velocidade vai ter que ser 100km/h pro trânsito fluir” é um comentário irônico meu, como tudo o que está em itálico. Acho que vou alterar pra ficar mais claro.

      • Aldo M. disse:

        Não muda em nada o que eu escrevi, Melissa. Ele escreveu: “um transito fluindo de forma mais rápida”. Ou seja, ele pensa mesmo que aumentar a velocidade contribui para melhorar o fluxo dos automóveis. Só se, em vez mudarem as leis municipais, mudarem as da Física.

  4. Diego Alves disse:

    Triste é quem vota nele.

  5. Francisco Gerhardt disse:

    O pior é que ele não foi reeleito como diz a notícia deste link: http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=255709

  6. Fernando Filho disse:

    Não é só o Brasinha…
    Olha essa!
    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/03/projeto-preve-taxis-nos-corredores-de-onibus-em-tentativa-de-desafogar-transito-em-porto-alegre-3688329.html
    E o pessoal do coletivo que se f0d@!
    Tem que sofrer mais do que já sofre…

  7. Renato sp disse:

    Bah galera temos que ter juízo em depositar nosso “votinho” na urna, caso contrário teremos que suportar um absurdo desses.

  8. marcelosgarbossa disse:

    Valeu Melissa!

    O Vereador Brasinha exprime a lógica-centralidade-endeusamento carrocêntrico do transporte individual.

    O Vereador nada mais fez do que mostrar que está alinhadíssimo com os ocupantes do Paço Municipal (os mesmos que defendem os estacionamentos subterrâneos,do alargamento da Andrade Neves, o estacionamento do Glênio Peres, o “corte” de um pedaço do Parque Marinha para duplicar a Avenida Beira-Rio, e por aí vai).

    Abraços!

    marcelo sgarbossa

  9. Iporã disse:

    Não é a velocidade dos veículos que vai aumentar o fluxo do trânsito. Ainda mais nos horários de pico (cada vez mais frequentes). Podem aumentar a velocidade para 200 km/h, os congestionamentos simplesmente continuarão.

    Algo tão irracional deve ser parte da campanha para reeleição desse sujeito.

  10. Pablo disse:

    Vale a pena assistir esse vídeo aqui sobre o aumento da velocidade nas cidades:

    Abaixo do vídeo tem um comentário de um professor de física da UFRGS confirmando os cálculos.

  11. William disse:

    Metem Pau no Brasinha quando fala em aumentar para 70km/h o limite de velocidade nas principais aveninas, porem nas capitais como São Paulo e Rio de Janeiro onde o fluxo de carro é maior, o limite é 70km/h e quem já foi até essas cidades percebe que o trânsito flui bem mais rápido do que aqui em Porto Alegre, menos quando tem tranqueira, pelo o exesso de carros nas ruas. Florianópolis é outra capital que está se enquadrando neste limite também, então veja que o Brasinha tem por onde se basear, não apenas fazer a Lei. 70km/h vai resolver o problema do trânsito de Porto Alegre? É óbvio que não, pois é muito carro circulando, tem outras médidas que tem que ser tomadas, mas vai melhorar.

    • Marcelo disse:

      William, os limites de velocidades são definidos pelo CTB, Código de Transito Brasileiro, e são iguais para todas as cidades.

    • Jacinto Luiz Baggio disse:

      Willian: Ta provado que vc não conhece São Paulo quando vc fala que la o trânsito flue melhor que aqui. Va la e veja por si próprio que na hora de trânsito mais intenso, ninguém consegue andar, e quando chove então a coisa fica mais do que russa.
      A propósito: A velocidade do Rio e São Paulo, na maioria das ruas não é de 70 e sim de 60km/h

  12. Rogério disse:

    Eu já dirigi no Rio, e acho que o comentário do William não tem muito a ver. No Rio a velocidade é maior em ALGUMAS vias. Vias elevadas, com quilômetros e quilômetros sem cruzamentos, com 4 ou 5 pistas (esteticamente horríveis, por sinal). São vias previamente PLANEJADAS para proporcionar velocidade maior. Elas se enquadram no Art. 61 par. 1, inciso I do CTB, como a nossa Castelo Branco. Aqui em POA, como diversos aí já comentaram, não adianta aumentar o limite indiscriminadamente, pois os congestionamentos continuarão. E os acidentes aumentarão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s