Relacione as colunas

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para Relacione as colunas

  1. Diego Alves disse:

    Entendo a ideia da imagem que associa a qualidade de vida (saúde) a bicicleta. Mas, não é tão simples assim, sou gordinho e pedalo. Conheço vários magros que andam de carro e vários gordinhos que pedalam também. A imagem ideal (ao meu ver) seria a bicicleta em uma coluna e em outra coluna apenas a palavra saúde. A imagem postada é um pouco o reflexo da sociedade, segredando as pessoas pela sua cor, condição social e peso. ( Talvez eu tenha viajado na maionese =) )

    • Enrico Canali disse:

      Diego, eu também pedalo e tenho uma capa de graxa maior do que gostaria. A imagem que falaste talvez fosse mais fidedigna, mas menos persuasiva. Dado o número absoluto de pessoas que anda de carro e que pedala, não é difícil encontrar exceções à regra, mas a associação entre o uso exagerado do carro e a obesidade está muito bem estabelecida cientificamente.
      E quando falamos de obesidade, não é questão de preconceito contra gordinhos. É questão de saúde pública mesmo. Nesse gráfico do link aí embaixo, tem uma prova bem clara disso. Ali estão dados dos 50 estados norte-americanos. Em vermelho, o percentual dos deslocamentos da população para o trabalho a pé ou de bicicleta. Em azul, a incidência de diabetes na mesma população. A relação é bem clara.

  2. Marcelo disse:

    Oi Diego,

    A obesidade hoje em dia é uma epidemia, um problema de saúde que atinge quase metade da população, associado ao sedentarismo e à má alimentação, e leva a doenças do sistema circulatório como acidentes cardiovasculares. Claro que existem pessoas magras que andam de carro e pessoas gordinhas que andam de bicicleta, mas atividades físicas regulares, como andar de bicicleta, ajudam muito no combate à obesidade e à manutenção da saúde.

    Sou contra o culto à magreza de hoje em dia, que descarta totalmente a beleza de pessoas que saem do padrão do “peso ideal”. Mas ser gordinho saudável é uma coisa, enquanto obesidade, pelo menos no meu entendimento, é uma coisa bem diferente.

  3. heltonbiker disse:

    Independente da questão discriminatória quanto aos obesos, o binômio carro-bicicleta envolve QUATRO grandes áreas da saúde, quais sejam:
    – Obesidade/Sobrepeso: automóvel potencializa (sedentarismo), bicicleta/caminhada previne (exercício);
    – Doença respiratória: automóvel potencializa (polui), bicicleta/caminhada previne (aumento da capacidade respiratória) mas também potencializa (ciclista/pedestre fica exposto à poluição do automóvel enquanto se exercita);
    – Traumatismo (fraturas, contusões): automóvel potencializa (colisões e atropelamentos), bicicleta/caminhada potencializa (ciclista/pedestre fica exposto a acidentes, alguns causados por automotores);
    – Doença cardiovascular (que é diferente de obesidade): automóvel potencializa (sedentarismo, poluição, estresse), bicicleta/caminhada previne (exercício, potencial redução do estresse).

    Além dessas QUATRO áreas independentes da saúde, é interessante ressaltar que a bicicleta/caminhada não só resolve os problemas do carro, como também sofre diretamente os problemas causados pelo carro. Assim sendo, embora a bicicleta não seja a solução definitiva em termos de mobilidade (transporte coletivo bom, esse é), é inegável que a bicicleta tem impacto positivo na sociedade, e que o automóvel tem impacto negativo na sociedade. E que o impacto negativo do automóvel tem potencial de inibir o potencial positivo da bicicleta, ao criar insegurança e ocupar o espaço público que poderia ser ocupado por ciclistas e pedestres.

  4. Jose Antonio Martinez disse:

    Achei discriminatório e injusto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s