Terá Massa Crítica na Sexta-Feira, dia 30, 19horas, Largo Zumbi dos Palmares.‏

Olá amigos da EPTC,

Sexta-feira, dia 30, como toda última sexta-feira do mês em cerca de 300 cidades de todo o mundo terá Massa Crítica em Porto Alegre saindo do Largo Zumbi dos Palmares às 19 horas.
Por favor, se vierem acompanhar as bicicletas venham a pé ou de bicicleta mas não venham de moto ou carro pois principalmente as motos produzem altíssima poluição sonora pelo motor de dois tempos e zirenes incansáveis impedindo o cantar das pessoas, produzindo muita poluição do ar e principalmente põe a vida de incontáveis pedestres e ciclistas em risco por circularem de maneira extremamente agressiva na calçada, na contra mão, em altíssima velocidade tocando por cima de ciclistas e pedestres para conseguirem chegar novamente a frente e fazer um bloqueio muito antes do necessário e furando sinal vermelho o que a Massa Crítica sempre espera nessa situação do sinal estar fechado antes da Massa começar a passar e que os fiscais ignoram quando acompanham as bicicletas. É justamente contra essa violência no trânsito que as pessoas vem lutar através da mais absoluta não-violência tendo o amor como único e poderosíssimo recurso.
Eu não irei participar, sou só uma pessoa que sabe que tem e estou avisando para que não possa ser dito que não foi avisado.
Informar o trajeto não é obrigação legal e por isso não pode ser exigido. O trajeto é espontâneo, definido durante o próprio trajeto das pessoas que estão simplesmente pedalando juntas.
Já deixo avisado que terá Massa Crítica em todas as próximas últimas sextas-feiras de todos os meses de todos os anos até o dia que a prefeitura e a EPTC passem a respeitar as Leis e a Constituição Brasileira.
Um grande abraço,
Klaus
Enviei este e-mail para eptc@eptc.prefpoa.com.br
A EPTC não poderá dizer que não foi informada da Massa Crítica do dia 30 e nem das próximas.
Se não estou enganado e a prefeitura realmente não cumpre diversas leis que desrespeito à segurança e dignidade dos caminhantes e dos ciclistas que deveriam ter a preferência não seria a própria prefeitura e a própria EPTC que deveriam estar sendo investigadas pelo Ministério Público?

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Terá Massa Crítica na Sexta-Feira, dia 30, 19horas, Largo Zumbi dos Palmares.‏

  1. Olavo Ludwig disse:

    Só uma correção, as motos da EPTC não são com motor de dois tempos 🙂 mas de que qualquer forma poluem muito mesmo, além da direção agressiva.

  2. Marcelo disse:

    A Massa Crítica vai parar quando a prefeitura e a EPTC passarem a respeitar a lei e a constituição? Eu não vou. Massa Crítica é vida e acredito que vai existir enquanto existirem ruas tomadas de automóveis.

  3. lobodopampa disse:

    A tendência, pelo que tenho lido (salvo melhor informação) é a importância, tamanho, mobilização e “momento de força” da Massa serem tanto maiores quanto MENOS cicláveis, agradáveis e humanas são as cidades. E a recíproca é verdadeira.

    Em alguns lugares o debate passa para um outro nível – há cicloativistas que são contra ciclovias, p.ex. De qualquer forma, me parece que a Massa Crítica dificilmente consegue, por si só, grandes mudanças e melhorias; ela funciona mais como um importante catalisador e tbém como ponto de encontro de muitas pessoas que acabam se organizando de maneira mais formal, em grupos menores, que ensejam um ativismo mais pragmático e eficiente.

    Mas pessoa, deixemos de preciosismos nesse momento.

    Acho que o Klaus mandou muito bem (desta vez…), e o ponto que fala disso é apenas um detalhe.

  4. Pedro disse:

    ” o que a Massa Crítica sempre espera nessa situação do sinal estar fechado antes da Massa começar a passar ”

    AHAM… A massa critica sempre fura o sinal, inclusive o sinal para pedestres, se não é alguns ciclistas decentes gritarem para parar ninguem para.

  5. Klaus disse:

    Quando a Massa Crítica ainda não começou a passar e o sinal fecha o grupo sempre espera sim.

    Para segurança de todos a Massa Precisa se manter unida e por isso se o sinal fecha enquanto as pessoas ainda estão passando esse grande ônibus de gente pedalando continua indo para manter o cardume unido o que é muito importante pela segurança de todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s