Segundo ZH imagens que EPTC enviou ao MP não mostram cenas de agressividade

Em matéria divulgada ontem à noite, o jornal Zero Hora – que teve acesso ao registros das câmeras de monitoramento que a EPTC enviou ao Ministério Público – afirmou que “não constatou agressividade por parte dos ciclistas”.

O jornal também divulgou uma versão editada do vídeo que pode ser conferida junto com a matéria na íntegra no site do jornal: clique aqui para acessar.

Ao que parece são completamente infundadas as alegações do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, que em e-mail afirmou: “Sobre as manifestações do Massa Critica (sic) que e realizada toda a ultima sexta feira de cada mês, enviamos um DVD ao Ministério Publico, mostrando imagens do comportamento agressivo e inadequado de parte do grupo e foi marcada  audiência na quinta feira as 14:30, para tentarmos um acordo em relação as manifestações.” Parece que Capellari ainda não entendou que Massa Crítica não é um grupo e não possui representantes que possam selar um acordo. Mas ao mesmo tempo Capellari assume que tem conhecimento de quando ocorre a Massa Crítica, estando portanto a manifestação totalmente respaldada pela Constituição Federal:

“XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;”

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Segundo ZH imagens que EPTC enviou ao MP não mostram cenas de agressividade

  1. airesbecker disse:

    O mais importante é que o tão alegado bloqueio é um direito garantido no CBT, que obriga aos carros a para quando interceptados por manifestação:
    Art. 213. Deixar de parar o veículo sempre que a respectiva marcha for interceptada:
    I – por agrupamento de pessoas, como préstitos, passeatas, desfiles e outros:
    Infração – gravíssima;
    Penalidade – multa.
    II – por agrupamento de veículos, como cortejos, formações militares e outros:
    Infração – grave;
    Penalidade – multa.

  2. Jonathan Rocha disse:

    Na real esse pessoal aí das bicicletas é muito careta. Ando de bicicleta desde que eu era bem pequeno, assim como todos meus amigos e minha família. Esse lance aí é careta demais. Querem que a cidade os engula a seco? Se a intenção é andar de bicicleta tem várias trilhas que podem ser feitas, vários lugares para se pedalar. E claro, existem outros que não servirão nunca para isso.

  3. Fabrício disse:

    O mais PATÉTICO é o vídeo mostrar ali com 58 segundos o cara levantando a bicicleta no ar e alegar que estaria ameaçando arremessar a bicicleta. Que absurdo, uma bicicleta é um negócio fraquinho que entorta em qualquer batida forte, quanto mais em uma batida com um carro. Já fui atropelado 3 vezes (o bom e velho motorista que quer dobrar à direita e simplesmente dobra em cima de mim) e a bicicleta é o mesmo que um monte de papel. Não é arma, é meio de transporte limpo. Aí uns arigós desses vem insinuar que vamos arremessar bicicletas? Esse escárnio ignorante eu não suporto.. levantar a bicicleta no ar pra mostrar que estamos aqui e não vamos embora, não pra agredir

    • Aldo M. disse:

      Essa interpretação “ciclista da massa crítica pronto para arremessar bicicleta sobre automóvel” é coisa pensada, de advogado que representa interesses de alguém ou de uma corporação.
      Por que eu acho isto? Porque é justamente sobre um símbolo. Não é sobre uma imagem qualquer. Quem teve essa ideia sabia que o poder de comunicação dela para as massas não críticas da sociedade é muito grande.
      Para quem pensa um pouco, é flagrante a besteira que o Capelari disse. Mas ele disse isso para os que não pensam. Ele é político e sabe como funciona esse jogo ou pelo menos é bem orientado por quem sabe.

  4. poa resiste disse:

    A EPTC é considerada uma empresa incompetente e irresponsável. Em 15 de julho de 2010 ela simplesmente deixou esperando os conselheiros, delegados e representantes de Associações de Moradores na reunião ordinária que teria como principal ponto aser tratado as “Alterações do trânsito, devido a obras do Túnel da Conceição”. Marcou, não compareceu ninguém para dar explicações nem telefonaram para desmarcar a sua apresentação. Cabe lembrar que o Fórum da Região de Planejamento é OFICIAL, não é nada inventado por moradores da cidade. Está ligado a SPM e seu conselheiro representa a região (19 bairros) no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental.
    Decididamente, a EPTC não merece muito crédito!
    Link sobre a omissão da EPTC: http://rgp1poa.wordpress.com/2010/07/16/reuniao-ordinaria-em-15-de-julho/

  5. O G1 RS (com selinho da RBSTV, quem diria) publicou esta EXCELENTE matéria em que o repórter Felipe Truda, para saber como a massa funciona, simplesmente acompanhou o passeio e escreveu seu relato: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2011/12/mp-do-rs-e-empresa-de-transito-de-porto-alegre-investigam-ciclistas.html

    • Aldo M. disse:

      Agora eu entendi tudo! O Capelari disse:”Eles não têm legitimidade para trancar o trânsito”. É isso! Só ele tem “legitimidade” para trancar o trânsito. Ó, Grande Capelari, nunca tivemos a intenção de competir com Vós. Todos sabemos que Sois o Maior Trancador de Trânsito que esta Cidade já teve. Perdoe-nos se demos a impressão que Lhe desafiamos. Amém.

  6. Naza disse:

    Alguém tem vídeos das motos da EPTC nas calçadas e na contramão? é hora de mostrar à imprensa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s