Garagens no subsolo provocam reações

Matéria desta segunda-feira do Correio do Povo:

Uma das garagens subterrâneas seria construída no Largo Glênio Peres Crédito: TARSILA PEREIRA

Visto como alternativa para desafogar o trânsito no Centro de Porto Alegre, os estacionamentos subterrâneos preocupam o arquiteto e urbanista Nestor Nadruz, que coordenou o Fórum de Entidades, o qual debateu a revisão do Plano Diretor da Capital. Ele define o projeto como “um desastre”. “É um incentivo ao uso do carro, quando temos de fazer o contrário, como se faz na Europa”, avalia o profissional. Para Nadruz, os estacionamentos subterrâneos irão contribuir para degradar ainda mais o Centro Histórico. “É mais poluição, mais perigo e mais assaltos. Vão ocupar os espaços verdes com a colocação de automóveis”, observa o arquiteto. Ele ressalta que o projeto vai na contramão de outra proposta aprovada no ano passado, que restringiu o tráfego de caminhões pesados na região central da cidade. Além disso, cita a proximidade com o Guaíba. “Terão de fazer paredões de concreto para conter as águas subterrâneas”, comenta. Coordenador do Fórum de Segurança da Região Centro, João Hélbio Carpes Antunes afirma que não é contra a ideia, mas que é necessário estabelecer critérios. “Quando se projetou o metrô, era justamente para que o pessoal não viesse de carro para o Centro. Há uma dubiedade de ações”, disse. Ele ressalta que é difícil acessar determinados locais da região, como o Mercado Público, de automóvel. “Se colocar um estacionamento vai haver mais sufoco ainda”, prevê. Além disso, observa Antunes, as modificações no trânsito podem prejudicar empreendimentos já existentes. “Já existem bastantes garagens, mas algumas não se consegue acessar.” Um dos locais sugeridos por ele é o Largo Zumbi dos Palmares (em frente à Secretaria Municipal de Turismo), de modo a não prejudicar o fluxo da área central da cidade. “O Centro não pode simplesmente virar um estacionamento para o Cais do Porto. Então, temos de ter uma visão um pouco mais ampla”, afirma ele.

Você é contra? Manifeste-se!

Envie uma mensagem com toda sua indignação aos e-mails das autoridades que querem empurrar mais um projeto para destruir o centro histórico da capital. Copie a lista de e-mails abaixo:

fortunati@fortunati.com.br, 156@smgl.prefpoa.com.br, falesmov@smov.prefpoa.com.br, eptc@eptc.prefpoa.com.br, cassio@smov.prefpoa.com.br, vanderleicappellari@eptc.prefpoa.com.br, adelisell@camarapoa.rs.gov.br, ferronato@camarapoa.rs.gov.br, brasinha@camarapoa.rs.gov.br, oliboni@camarapoa.rs.gov.br, bernardino@camarapoa.rs.gov.br, betomoesch@camarapoa.rs.gov.br, todeschini@camarapoa.rs.gov.br, djcassia@camarapoa.rs.gov.br, drraul@camarapoa.rs.gov.br, drthiagoduarte@camarapoa.rs.gov.br, eliasvidal@camarapoa.rs.gov.br, eloiguimaraes@camarapoa.rs.gov.br, comassetto@camarapoa.rs.gov.br, vereadorafernanda@camarapoa.rs.gov.br, haroldo@camarapoa.rs.gov.br, idenircecchim@camarapoa.rs.gov.br, joaodib@camarapoa.rs.gov.br, joaocnedel@camarapoa.rs.gov.br, lucianomarcantonio@camarapoa.rs.gov.br, luizbraz@camarapoa.rs.gov.br, celeste@camarapoa.rs.gov.br, mariofraga@camarapoa.rs.gov.br, mariomanfro@camarapoa.rs.gov.br, mauropinheiro@camarapoa.rs.gov.br, mzacher@camarapoa.rs.gov.br, vereadortessaro@camarapoa.rs.gov.br, nilosantos@camarapoa.rs.gov.br, paulinhorb@camarapoa.rs.gov.br, pedroruas@camarapoa.rs.gov.br, professorgarcia@camarapoa.rs.gov.br, pujol@camarapoa.rs.gov.br, melo@camarapoa.rs.gov.br, sofia@camarapoa.rs.gov.br, tarcisoflechanegra@camarapoa.rs.gov.br, toniproenca@camarapoa.rs.gov.br, waldircanal@camarapoa.rs.gov.br

Sugestão de Mensagem

Caros senhores,

Gostaria de manifestar o meu descontentamento com a idéia da construção de um estacionamento subterrâneo sob o Largo Glênio Peres. A tendência mundial é cada vez mais limitar a circulação de automóveis nas grandes cidades, principalmente em centros históricos, pois compreende-se que quanto mais facilidades se instalam para comportar os carros, mais aumenta o fluxo dos mesmos, piorando ainda mais os congestionamentos e a qualidade de vida para todos que circulam e vivem nestas áreas.

Não vamos, mais uma vez, ir na contra-mão do bom-senso e da humanização das cidades. O centro precisa sim de mais transporte coletivo seguro, limpo e de qualidade, espaços para pedestres qualificados – pois em muitas ruas, como a Mal. Floriano, as pessoas têm que andar pelo meio da rua pois as calçadas são estreitas – e mais infra-estrutura para quem quiser ir ao centro de bicicleta, como ciclofaixas, ciclovias e mais bicicletários, principalmente nas proximidades dos terminais de ônibus e estações de metrô, permitindo assim a intermodalidade.

Isso seria progresso.

Estacionamento subterrâneo não! Humanização do centro sim!

Sinceramente,

Estacionamento subterrâneo não! Humanização do centro sim!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Garagens no subsolo provocam reações

  1. Marcus Brito disse:

    Não quero nem discutir a idiotice do contínuo incentivo ao transporte particular, mas alguém me explica como é que estacionamentos podem ajudar a desafogar o trânsito?

    • Marcelo disse:

      Vai ver eles acreditam que o estacionamento é um monstro que vai engolir os carros e nunca mais vai cuspí-los.

      Poderiam mesmo fazer um ferro-velho subterrâneo disfarçado de estacionamento. O cara deixa o carro dele lá e quando vai buscar o carro, ele foi transformado em 50 bicicletas.

    • É simples, Marcus: é o mesmo raciocínio de combater a obesidade fazendo um furo a mais no cinto. Ou então combater a pobreza matando os pobres. Pelo menos é assim que a prefeitura parece pensar…

  2. Jeferson disse:

    Em Porto Alegre, a cada pequeno e circunscrito avanço, a gente regride um milhão de posições.

  3. heltonbiker disse:

    Acorda……! Prefeitura…….!

  4. Guilherme disse:

    É o universo do “dirijo, logo existo”.

  5. Manda ver Nadruz, não deixa barato para estes malucos inconsequentes !!!! Vai ver que o motivo da briga com o Comando da Aeronáutica, para aumentar a altura dos prédios é para poder construir estacionamentos verticais. Ou não? Ou será que é só para beneficiar a exploração imobiliária no Lindóia? Acorda Prefeitura (como diz Helton, só agregando mais uma ao bordão) que nos não dormimos ainda.

  6. dailor disse:

    É como naquele documentário sobre Copenhague, em que o prefeito (?) diz “build it, and they will come”. Vale tanto para estacionamentos/carros como para bicicletários/bicicletas.

  7. Cyro disse:

    Mandei minha manifestação contra esse projeto pra esses emails, só não sei se isso vai adiantar muito, vamos ver… Quanto mais manifestações fizerem contra esse projeto mais irão dar ouvidos!
    Talvez um protesto com faixas na frente da prefeitura tenha melhor resultado…

  8. Rafael Zart disse:

    Enviei o e-mail com texto sugerido na postagem copiado às autoridades citadas. Além de uma resposta automática da Prefa, recebi, até agora, o seguinte e-mail de um vereador e fiquei preocupado pelo que me pareceu visão dubia do tema. É contra carros no Centro, mas quer mais vagas:

    Obrigado pelo seu contato.
    Somos pelos espaços abertos e livres para que as pessoas possam circular pela cidade.
    Por isto, nosso batalha para acabar com o uso indiscriminado do Largo Glênio Peres, nesta semana aqui na Câmara. E graças à ssa militância, só teremos a Feira do Peixe.
    Queremos o Glênio para o povo.
    Ainda teremos carros estacionados em determinados horáirios.
    Mas um dia nos veremos livres deles.
    A Ladeira, Gal. Câmara, terá pista apenas para um carro, com largas calçadas.
    Mas o estacionamento subterrâneo não é para ter mais caros no centro, é uma tentativa de tirar os carros das ruas, a gente acabaria com estacionamentos irregulares, a´rea azul etc
    Queremos mais ônibus de qualidade, mais biciletas, mas andantes.
    Um abraço, feliz Natal e um bonissímo 2012
    Adeli Sell
    Vereador
    99335309
    http://www.blogdoadeli.blogspot.com
    http://www.twitter.com/AdeliSell

    • sergiok disse:

      Que bom que vão alargar a calçada da Gal. Câmara. Mas só eu vejo uma contradição ali? Se vão estreitar a via na General Câmara mais tarde, porque vão alargar a Andrade Neves agora?? A General câmara não é a única via que alimenta a Andrade Neves? Vamos perguntar isso pro vereador Adeli?

      • Aldo M. disse:

        A alegação da Prefeitura é que o alargamento da Andrade Neves seria para ter mais espaço de estacionamento para descarga de mercadorias.

    • Aldo M. disse:

      A Melissa já tinha proposto que houvesse uma compensação de vagas, caso se construíssem estacionamentos subterrâneos. Aparentemente, o vereador compartilha desta ideia, já que afirmou que não é para ter mais carros no Centro. Falta agora apontar quais são as vagas que serão suprimidas na área azul, sem contar as de estacionamento irregular, Estas não tem nenhuma relação com estacionamentos subterrâneos, mas com fiscalização de trânsito.Ah, e as vagas classificadas como “etc.” também não devem entrar nesta compensação. Ou seja, compensação, sim; enrolação, não!

  9. Aldo M. disse:

    A Prefeitura irá em breve implementar o sistema de ônibus rápidos até o Centro, o BRT. Então, não há o menor sentido em criar mais facilidades para atrair automóveis ao Centro. Os estacionamentos, se forem construídos, deveriam próximos ou mesmo integrados à estações do BRT.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s