Absurdos da Ditadura do Automóvel

A tendência nas últimas décadas têm sido só o “alargar avenidas, garantir o fluxo de veículos”, não importando os custos ambientais e de qualidade de vida que isso tiver. E essa máxima está chegando cada vez mais a níveis absurdos.

Me senti impelido a “roubar” essa foto que um amigo meu fez, pois essa calçada na Avenida Cristóvão Colombo é um exemplo grotesco:

Essa calçada ilustra a irresponsabilidade da Prefeitura Municipal e tem no máximo (se é que tem!) 40 ou 50cm de largura. Não passa cadeirante, pessoas obesas e pais e mães com carrinhos de bebê são forçados a andar pela rua. O direito de ir e vir e a segurança do pedestre cerceados para que pessoas egoístas que andam sozinhas em um veículo de uma tonelada possam se deslocar rapidamente sem enfrentar congestionamentos.

Sugiro a realização de alguma ação de protesto neste cruzamento.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

12 respostas para Absurdos da Ditadura do Automóvel

  1. Melissa disse:

    Em Porto Alegre tem vários exemplos desse tipo. Tem um absurdo na Mauá, do outro lado da rua da entrada da Bienal. Seria melhor uma manifestação específica desse caso da Cristóvão ou para todos que encontrarmos?

  2. Melissa disse:

    Imaginei agora uma chuva de reclamações pra SMOV e eles respondendo que a culpa é do proprietário que construiu sua casa muito comprida. Quem duvida?

  3. Assis disse:

    Uma curiosidade apenas: esta é a menor calçada de Porto Alegre.

  4. Sergio Surdo disse:

    Essa calçada, na esquina da Cristóvão com a Nova York já foi tema de uma reportagem, não me recordo em qual jornal, ou se foi numa revista. O motivo da reportagem, acreditem se quiser: é tida como a calçada mais estreita do mundo…Porto Alegre é realmente demais.

  5. Klaus disse:

    O que tem construído ali? []

  6. Aldo M. disse:

    Acho que ainda tem espaço para implantar uma ciclovia ali, inclusive bidirecional. Até porque ciclovia não é pista de corrida. Na rua, seria muito perigoso, além de não ter espaço, pois as quatro pistas para automóveis já estão com a largura mínima mesmo sem canteiro central.

  7. Tulio disse:

    MP neles!!! Basta acionar o Ministério Público. A PMPA, no mínimo, terá que dar uma resposta aceitável ou tomar alguma medida.

    Abr

  8. Tulio disse:

    Prezado Marcelo,

    creio que a “entrada” seja aqui:

    http://www.mp.rs.gov.br/urbanistico

    O modo como fazer, pode ser denúncia, já que a dita calçada está fora de qualquer norma, inclusive do recém aprovado Plano de Acessibilidade Municipal – onde o próprio município estabelece as medidas mínimas aceitáveis nos passeios para livre circulação dos portadores de nec. especiais e pedestres, ou seja, o ato de a PMPA permitir tal discrepância, resulta na impossibilidade do “ir e vir” de muitos cidadãos por aquela calçada alí.

    acho que é por aí, tipo – Esta calçada é INCONSTITUCIONAL!!!!!

    Abr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s