Yehuda Moon

Recentemente, através do blog EcoVelo (http://ecovelo.info) fiquei sabendo da existência da tirinha Yehuda Moon, publicada diariamente por Rick Smith. Infelizmente, o motivo era porque o autor estava interrompendo essa publicação (que ocorria desde 2008), por motivos de tempo, dinheiro, família, etc.

Isso nos deixou um legado de mais de 1200 tirinhas. Eu me identifiquei tanto, mas tanto com a tirinha, que enviei um tweet e recebi autorização para traduzir e publicar algumas, de modo que, aos poucos, elas vão aparecer por aqui.

Nelas, temas como ciclofaixas, abaixo-assinados, alleycats, lã de ovelha, pneus 650B, vento contra, buracos, Tour de France, ciclismo veicular, Eddy Merckx, bolsas de guidão, Bakfiets, aço-vs.-carbono, motoristas sedentários, pinha-fixa, iluminação, leis de trânsito, conflito com autoridade, treino, subida, descida, verão escaldante, atropelamento…

Espero que gostem!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Yehuda Moon

  1. artur elias disse:

    Eu via essa tirinha de vez em quando e não fazia idéia da importância que ela tem no meio ciclístico anglófono. Vejam um Yehuda Moon de carne e osso!:

    http://www.spreadia.com/Yehuda_Moon/164592306/Real_life_Yehuda_Moon

    Tenho uma certa dificuldade de “pegar” o humor específico. Algumas tiras acho super engraçadas ou até tocantes; outras não consigo sacar. Não sei se é questão de idioma ou mais um tipo de choque cultural. Uma tradução será bem-vinda, de qualquer maneira.

    Uma coisa que me chama a atenção é um recurso usado de forma recorrente pelo autor, que é fazer piada de si mesmo (supondo que o autor se identifica com os personagens e seus valores).

    Esse tipo de humor auto-crítico (influência judaica, talvez? o nome Yehuda parece indicar isso), neste caso bem suave, é algo muito saudável. Quando a gente consegue não se levar a sério DEMAIS muitas coisas na vida começam a funcionar melhor.

    Helton, tás com um compromisso. Estamos esperando.

    Aliás, já estava mais do que na hora deste blog voltar a falar de BICICLETA e assuntos diretamente relacionados.

    • heltonbiker disse:

      Realmente, Artur, das tirinhas que estou revisando somente algumas poucas vão acabar ficando legais para traduzir e publicar, algumas são muito específicas ou muito sutis. Evidentemente, a tradução será adaptada tanto quanto necessário.
      Mas fique tranquilo, tem MUITA coisa boa, e já que aqui vale incluir bicicleta mesmo sem incluir ativismo, tem várias tirinhas bem “light” pra fazer a galera se motivar a curtir a bike.

  2. Olavo Ludwig disse:

    Não resisti e fui olhar…não consigo parar!!!! Poxa Helton…preciso dormir!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s