Ciclovias de Porto Alegre (Street View) Ipanema

A imagem abaixo é interativa, pode-se clicar nas setas sobre a pista para explorar a rua inteira e arrastá-la para olhar para os lados 😀

Dê sua opinião!

Anúncios
Esse post foi publicado em ciclofaixa, ciclovia, Plano Cicloviário, Porto Alegre. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Ciclovias de Porto Alegre (Street View) Ipanema

  1. Melissa disse:

    Esse é um modelo de ciclovia que eu acho muito interessante. O lado ruim de ciclovias é que demandam muito tempo e muita verba, quando podia-se fazer ciclofaixas em menos tempo e com menos dinheiro. Mas esse modelo é uma exceção. Tem separação física e não deve ter muita diferença de preço e dificuldade de implementação para uma ciclofaixa.

    Outro lado bom: andar de carro significa seguir o sentido das ruas, o que se torna chato. Se quem andar de bicicleta tiver o privilégio de poder circular nos dois sentidos em uma rua que os carros só podem em uma, isso é um estímulo pro cidadão andar de bicicleta, pois tudo fica ainda mais fácil.

    A partir do momento que a primeira etapa da Ciclovia da Ipiranga for concluída (a previsão é até o final desse ano, da Edvaldo até a Érico), deveríamos já reivindicar uma dessas em alguma rua que cruze a Ipiranga para fazer extensão.

    • Aldo disse:

      Que tal a Av. Silva Só?

      • Melissa disse:

        A Silva Só é bem depois da Érico Veríssimo, eu me referi a uma rua que cruzasse a Ipiranga até sua altura (que a previsão de término é o final desse ano, o resto da obra vai saber quando começa/termina?). Eu votaria uma ciclovia bidirecional Érico Veríssimo, que dobrasse na Venâncio e entrasse na José do Patrocínio até seu final. Ou na Getúlio Vargas cairia bem. A minha percepção é que a Cidade Baixa é o bairro que mais tem cultura de bicicleta (da região central de POA), então se tivesse alguma ciclovia seria bem utilizada!

  2. Aldo disse:

    Tens razão. Neste caso eu apoiaria uma em que se pudesse fazer uma ciclofaixa, pois seria mais rápido de implementar, como é o caso da Getúlio Vargas. Aliás, nessa avenida, um motoqueiro tirou um fino da minha bicicleta e gritou: “Sai da Rua!”. Então há espaço suficiente para uma ciclofaixa ali, restando ainda uma pista para carros, outra para estacionamento e até para um motoqueiro maluco. A ciclofaixa que proponho, junto aos carros estacionados, acabaria tirando um espaço que as motos usam para ultrapassar pela direita do fluxo de automóveis. E provavelmente reduziria os passageiros de ônibus, que são bem mais lentos que as bicicletas na Av. Getúlio Vargas, por causa das paradas constantes.

    Só não entendi como seria a tua ideia de uma ciclovia bidirecional na Érico. Eu imaginava ali uma ciclofaixa unidirecional à direita, junto ao meio-fio ou aos carros estacionados.

  3. Felipe Koch disse:

    Esse tipo de ciclovia é bem usado na capital do RJ e eu utilizei este ano ainda.
    Acho que o mais interessante do modelo é que utiliza menos espaço da via para dar conta dos dois sentidos (já que a briga em POA é pelo espaço retirado dos carros). O espaço para ultrapassar é garantido pela outra “mão”.
    A diferença é que, no Rio, a separação é um espaço de concreto ininterrupto onde os carros realmente não conseguem transpor e os pedestres conseguem (não muito bem) aguardar o fluxo, tanto de carros quanto de bicicletas.
    A desvantagem é que todo o espaço retirado seria de um lado da via apenas, e o ciclista no sentido oposto ao do tráfego é o que está mais exposto a ele, somando as velocidades em caso de atropelamento.

  4. PinhaFixa disse:

    Esta ciclovia de Ipanema é a famosa que ” sai de lugar nenhum e não leva a lugar algum…”

    • Aldo disse:

      Concordo. Na verdade, esta é a principal característica desta “ciclovia”: um espaço de lazer para se passear de bicicleta, pintado de ciclovia.
      Por outro lado, foi relativamente a maior largura já tomada dos carros em uma via em Porto Alegre. E não há que eu saiba nenhum movimento des proprietários de carros reclamando disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s