Em Londres, quem andar a pé ou de bicicleta terá descontos em lojas e cinemas

Que tal ser recompensado, financeiramente, por deixar o carro em casa e se locomover pelas ruas da cidade a pé ou de bicicleta? Essa é a mais nova medida londrina para estimular amobilidade sustentável – e, consequentemente, reduzir os níveis de poluição e congestionamento na capital inglesa.

A bonificação funcionará com a ajuda de um aplicativo para smartphone, criado pela empresa Recyclebank, com o apoio da prefeitura de Londres. Ao ser instalado no celular, o app é capaz de mensurar e pontuar os deslocamentos feitos a pé ou de bicicleta pelo usuário do aparelho, que poderá converter os pontos em prêmios e descontos, nas lojas e cinemas que participam da ação.

A iniciativa foi anunciada nesta semana pelo governo londrino e será testada, por um grupo de pessoas, até o final do ano, para finalmente ser lançada no segundo semestre de 2012 – não por acaso, quando começarão os Jogos Olímpicos de 2012, na cidade.

Fonte: Superinteressante

Imagem: Missionlessdays/Creative Commons

Enquanto isso, em Porto Alegre, o gestor de trânsito não quer botar ciclofaixas com larguras razoáveis porque segundo ele, se o fizesse, “o prefeito não se reelege”. Escute o áudio de uma reunião da EPTC com ciclistas: [link]

Anúncios
Esse post foi publicado em mobilidade, na imprensa, políticas públicas. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Em Londres, quem andar a pé ou de bicicleta terá descontos em lojas e cinemas

  1. Inês Hübner disse:

    que ótimo isto!!!

  2. Aqui em Vitória pode até querer ir na loja para fazer suas compras o problema será encontrar um bicicletário adequado para estacionar sua bicicleta! Londres agora deve ser um sonho!

    Emmanuel M. Favre-Nicolin
    Blog Vitória Sustentável
    http://vitoria-sustentavel.blogspot.com

  3. heltonbiker disse:

    Nossa!
    Igualzinho em Porto Alegre, especialmente na parte que fala “com o apoio da Prefeitura”.
    Afinal, sabe-se que quem usa smartphone é um público mais qualificado, e os comerciantes só querem gente assim, especialmente se for para dar desconto.

    (desculpem a ironia, mas é que…)

  4. airesbecker disse:

    Tudo bem Melissa!
    Olha eu até estava divergindo de ti achando que deveriamos ter uma plataforma política de apoio a determinados candidatos que fossem a favor do ciclismo, até achei que a futura prefeita de Porto Alegre, candidata do PC do B, poderia ser uma alternativa, mas agora acho que tu tens razão este partido afundou o que pôde roubando as verbas das escolas e dos esportes das crianças, uma vergonha, uma política relamente podre, tu tens toda a razão.

  5. airesbecker disse:

    Aliás este modelo de ciclovias com a que estão fazendo na Ipiranga é um modelo vinculado a obras caras, que demandam recursos públicos e privados, enquanto seria possível fazer ciclofaixas bem mais baratas na maioria de nossas ruas.

  6. Inteligência é fundamental em todo, acredito que alem disto o Governo inglês nos leva uma vantagem, pelo menos de, alguns milhares de anos de historia. Triste é precisarmos reinventar a roda para que ela seja aceita nestas bandas. Graças a Deus já se foi uma das copas, sem retorno. Pode ser que isto coloque as cabecinhas dos nossos gênios políticos a pensar. Enquanto isso, nos vamos de bicicleta, admirando a paisagem e os pássaros, oxigenando o nosso corpo e construindo uma Porto Alegre melhor para nossos filhos e netos. Quem perde? só as pessoas saudáveis mas ignorantes, que continuam dirigindo carros sem precisar. Pergunta quem tem filmadora digital também é qualificado? (desculpem a ironia, mas e que….) nhe nhe nhe
    Saúde José Antonio R. Martinez

  7. PinhaFixa disse:

    Depois de escutar o Sr. Busatto reforçar a idéia… é, realmente eu vou fazer alguma coisa. Vou continuar a deitar na rua durante os passeios, e que venham outros Ricardos Neis, acho que esta na hora dessa gente conhecer uma coizinha chamada Ação Direta.

  8. PinhaFixa disse:

    Poderíamos começar celebrando engarrafamentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s