Fotos e Vídeo da Farofada dos Desqualificados

Ontem foi o dia da primeira Farofada dos Desqualificados! O evento aconteceu em resposta às declarações feitas no twitter pelo Secretário Municipal da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre, Valter Nagelstein, para o qual a transformação do Largo Glênio Peres em um estacionamento é o que garante que um público qualificado frequente o Mercado Público. Nós, que não utilizamos o carro como meio de transporte, acabamos, por exclusão, do lado dos desqualificados.

Mas há também muitas pessoas que utilizam o carro e consideram que a ocupação indiscriminada de espaços públicos para o uso de veículos privados não é de interesse social. Em especial um espaço tão tradicional como o Largo Glênio Peres, onde muitas pessoas transitam e acabam se encontrando, onde comerciantes fazem o seu negócio e artistas de rua apresentam sua arte. Todos nós nos encontramos debaixo do rótulo de desqualificados: não estamos a altura de uma política pública que constrói uma cidade apenas para alguns, ainda mais quando diz fazer isso de acordo com o interesse de uma maioria não consultada e muito manipulada.

Durante a Farofada, alguns participantes foram perguntar aos lojistas do Mercado Público o que eles achavam do Largo Glênio Peres ser utilizado como estacionamento. A resposta unânime é serem contra! Segundo eles, as pessoas que vão de carro até o local representam uma mudança ínfima nas vendas do Mercado, enquanto que o mesmo Largo, preservado para os transeuntes e como espaço de encontro garante o fluxo de pessoas que, mesmo consideradas desqualificadas pelo Secretário Nagelstein, são quem faz do Mercado Público o fantástico lugar que é.

Um vendedor de cachorros-quentes do entorno do Largo nos disse que os comerciantes locais fizeram um abaixo-assinado se colocando contrários ao uso do Largo Glênio Peres como estacionamento. Mas o que foi feito desse abaixo-assinado? O que é feito das opiniões das pessoas que já se utilizavam produtivamente desse espaço público?

No entanto, com todas as incongruências da administração (dita pública) de Porto Alegre, posso dizer que fico feliz que tais opiniões venham à tona! Chego a querer agradecer ao Secretário Nagelstein pela transparência de suas opiniões elitistas! Isso nos mostra nas mãos de quem estão as decisões políticas em nossa cidade, e deixa claro o quanto temos que agir! Vejam algumas twitadas feitas pelo excelentíssimo Valter, reunidas pelo amigo Alemão Luis:

@valtern – Já existem os ” eco-chatos “. Agora criaram uma nova modalidade: ” bici-chatos “….vou te dizer! Abraços!
@valtern – Vejam, quem me ataca nesse apisódio na verdade são os anarquistas, proto comunistas, anti tudo. Não gostam de mim pq digo verdades p/ eles!
@valtern – RT – Por causa dessas malas é que prosperam fábricas de cassetetes,, gás lacrimogêneo e empresas de adestramento de cães. Ô gente chata.
@valtern – Hj na verdade cada vez a mais a sociedade, que é a média dos cidadãos, perde espaço para minorias.E as minorias são o individuo em matilhas.

Ora, ora! Agora para mim está claro: o Sr. Nagelstein certamente toma café da manhã com outra figura pública reacionária de Porto Alegre, o tão carinhoso David Coimbra! O papinho é o mesmo, vejam: mimimi são todos chatos, mimimi eu falo a verdade, mimimi isso justifica a violência. Dá para acreditar nisso?

No entanto, quem estava e quem passou pela Farofada pôde atestar que o evento não teve nada de chato! E aí que está o ponto: ao invés de esperarmos pelos Proto-Governantes, Proto-Políticos a fazerem as mudanças que melhor direcionarão nossa cidade a ser um espaço de interação e composição entre todos, nós, que ficamos incomodados quando uma figura pública faz colocações como as feitas por senhores como o Secretário Nagelstein e o colunista Coimbra, simplesmente vamos à ação! A mudança não vai acontecer, a mudança já está aqui!

E agora, o Largo Glênio Peres, antes ponto-de-encontro, atual estacionamento, vai ser ainda mais potencializado enquanto um espaço de cultura popular (com todas as suas variantes e com toda abertura para composições, sem nenhuma dicotomia com quaisquer pessoas que não se sintam parte do que se convenciona chamar de “popular” – viu, Sr. Nagelstein? Até quem se considera “público qualificado” pode vir! Sabemos que o Sr. anda de bicicleta junto do Prefeito!):

TODA TERÇA-FEIRA, DAS 18:00 ÀS 21:00 (mais ou menos) O LARGO VAI SER OCUPADO PELO EVENTO CULTURAL LARGO VIVO! Veja em link do facebook.

Além disso, o evento vai acontecer UM SÁBADO POR MÊS, porque aos Sábados o Largo é liberado como estacionamento durante todo o dia!

Essa cidade é para as pessoas. E é nossa desqualificação em concordar com um sistema que só inspira medo, individualismo e isolacionamismo o que faz com que Porto Alegre seja, a cada dia, um lugar melhor para todos.

Veja algumas fotos:

E um vídeo:

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Fotos e Vídeo da Farofada dos Desqualificados

  1. Naldinho disse:

    Ótimo post.
    É importante ressaltar que também foi decidido ocupar o Largo um sábado por mês. Para quem não sabe, no sábado o estacionamento é liberado o dia inteiro. Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-TsuamtJ7ps

  2. Reocupando o espaço tomado pelos carros!

    Emmanuel M Favre-Nicolin,
    http://vitoria-sustentavel.blogspot.com

  3. Klaus disse:

    Bah, no meio do vídeo vi que tinha até cachorro no meio da farofada, poutz, que chinelagem!!!!

  4. Laurence disse:

    Parabéns pelas mobilizações!! certas idéias absurdas como essa do estacionamento não passam mais despercebida com a galera ligada e mobilizada! Cidade para todos!

  5. Muito bom, quando o Largo Glênio Peres está ocupado pelo povo faz jus ao nome do grande lutador que foi o Glênio, ele na o tinha identificação nenhuma com os “diferenciados” ou os mais “qualificados”, nem com este grupo motorizado, que tenta tomar conta do Largo em nome de “não sei qual resultado”. Glênio, saudades de ti, velho. Saúde. José Antonio Reimunde Martinez

  6. airesbecker disse:

    O Tulio Milman colocou uma notinha na Zero Fora de hoje declarando que este estacionamento foi um golaço, que os comerciantes estão comemorando o espaço conquistado.
    Conquistado de quem é a pergunta que fica no ar???
    Espaço conquistado da sociedade!!!

  7. Sidinei Luis Haefliger disse:

    curtir

  8. Edu Cezimbra disse:

    Mais um congestionamento…@valternchato!

  9. silvia disse:

    O que faltou falar é que quem anda de bicicleta proporciona benefício para TODOS. Menos matérias-primas foram utilizadas na fabricação de seu veículo, ar mais limpo para TODOS respirarem, mais espaço para TODOS transitarem e muito mais qualidade de vida.
    O estranho é ver como Porto Alegre, que já foi considerada uma das Capitais com maior qualidade de vida do País , o acesso dos carros é cada vez mais estimulado pela Prefeitura. Bem diferente da tendência mundial, onde o COLETIVO é que importa mais do que a minoria que ocupa o espaço público, de TODOS, para sua comodidade particular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s