Reunião: Ciclistas & Primeiro Escalão 2

Quando: dia 5 de setembro, às 19:00

Onde: Auditório da EPTC, na Rua João Neves da Fontoura, nº 7

Quem pode participar? todo e qualquer cid@dão

Presenças confirmadas: Cezar Busatto, secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local, e Vanderlei Capellari, diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Contexto

Esta reunião dá seqüência aos encontros periódicos iniciados este ano.

Alguns desses encontros tiveram natureza técnica, seu objetivo era delinear os detalhes para implementação a curto prazo de trechos específicos do Plano Cicloviário.
Essas reuniões técnicas (que contaram com a presença de um grupo mobilizado mas não tão numeroso de ciclistas) vinham se mostradondo produtivas, bem como oportunidades de aprendizado para todos os envolvidos.

Entretanto, alguns dos problemas que surgiram ali parecem não encontrar solução na esfera técnica. Especificamente, estabeleceu-se um impasse a respeito da largura mínima necessária para a implementação de uma ciclofaixa/via.


Uma iniciativa desajeitada
(ainda que legítima), da parte de alguns ciclistas que não vinham comparecendo às reuniões, contribuiu para expor mais ainda o problema, mas tbém criou um constrangimento que levou à interrupção das reuniões técnicas.

Antes disso já se percebia a necessidade de buscar o diálogo com o “primeiro escalão”, com nossos representantes do Poder Público; ou seja, com as pessoas que têm mais poder de decisão.

A esses encontros convencionou-se chamar “reuniões políticas”.

Recomenda-se aos que estão se inteirando do assunto agora, que leiam este excelente relato e comentários sobre a última dessas reuniões políticas.

O ponto mais problemático foi o não-cumprimento, de parte da Prefeitura, de legislação pertinente à implantação do Plano Diretor Cicloviário de 2009, e, muito especialmente, à parte que diz respeito a dotação orçamentária e a recursos oriundos das multas de trânsito. As autoridades presentes pediram outra reunião para estudar melhor o assunto e poder assumir uma posição pública.

Esta deve ser a pauta principal da reunião do dia 5 de setembro.

O foco dessas reuniões é a bicicleta, mas de fato o que está em jogo vai muito além.

Esta é uma excelente oportunidade para você compartilhar sua visão, fazer sua reivindicação; mostrar às autoridades que uma outra Porto Alegre é possível – uma Porto Alegre mais suave, mais (inter)ativa, mais alegre; com menos stress, menos agressividade, menos poluição.

Se os governantes sentirem que existe algum clamor público por essa outra forma de desenvolver a cidade, fica muito mais provável que eles se disponham a agir nesse sentido,
e mesmo, que tenham condições políticas para tanto.

Democracia é bom mas é complicado.

É muito fácil reclamar daquilo que vai mal. Ajudar a construir algo melhor é muito mais difícil, mas também é muito mais gratificante.

Se você entende a relevância da reunião, mas não pode realmente ir, por favor ajude a divulgar.

Se você vai, ajude a divulgar também!

(texto de artur elias)

Anúncios
Esse post foi publicado em ciclofaixa, Plano Cicloviário, políticas públicas, Porto Alegre, reunião e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Reunião: Ciclistas & Primeiro Escalão 2

  1. Matheus disse:

    Amanhã é última sexta-feira do mês e até agora nada foi comentado… What’s up?

    Particularmente acho que o “bloqueio” a novas informações no blog original da Massa Critica foi um erro.

  2. Marcelo disse:

    Só um comentário, essa não é a segunda reunião política, mas a quarta…
    E eu, embora desajeitado, fui a todas.
    Beijos.

    • lobodopampa disse:

      De fato não é a segunda. Mas tbém não é exatamente isso que está escrito no título.

      Na verdade não gosto muito desse rótulo de “reunião política” e desconfio que ele afasta algumas pessoas que têm “nojinho” da política. Algumas pessoas têm um nojo legítimo (e compreensível), outras usam isso para justificar o fato que não querem se envolver em nada nem passar trabalho mesmo. Mas surgiu essa convenção para diferenciar das reuniões com os técnicos e “pegou”.

      Se fôssemos contar todas as reuniões mais ou menos “políticas” que já aconteceram ao longo dos anos, certamente seriam mais de 4.

  3. sara disse:

    foram 3 reuniões com a equipe técnica e 1 com o busatto e capellari. (na 1a técnica eles 2 tavam tb, mas falaram pouquinho e foram embora).
    e a massa de ontem tava demais!!!!!

  4. Klaus disse:

    Antes de começar poderíamos ler o texto do Tabaré pra eles.

  5. lobodopampa disse:

    Tenho ensaio na OSPA amanhã à noite. Talvez conseguisse pegar o finalzinho da reunião, ajudar a tratar dos feridos, hehehe

    Ou talvez na Gringa, depois?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s