Apenas 16% Da População Brasileira Utiliza Carro Como Meio de Transporte (Pesquisa CNI-IBOPE – Agosto 2011)

Uma pesquisa realizada pela CNI-IBOPe traça um retrato de como é a locomoção urbana da sociedade brasileira. Interessante ressaltar, no mesmo estudo verifica-se que 8% utiliza a bicicleta como principal meio de transporte. Vale a pena uma olhada no pdf completo.

Principais resultados

Tempo de locomoção

•   Para 24% da população a locomoção de sua residência para o trabalho ou escola leva mais de 1 hora por dia. Nos municípios com mais de 100 mil habitantes esse percentual sobe para 32%.

Meios de locomoção

•   Dentre os entrevistados, 68% utilizam mais de um tipo de transporte para se locomover da residência ao local de sua atividade rotineira.

•    O transporte coletivo é utilizado por 61% dos brasileiros, mas apenas 42% o utilizam como seu principal meio de locomoção de casa para a escola ou local de trabalho.

•    O ônibus é o meio de locomoção mais utilizado: 34% da população o utiliza como seu principal meio de locomoção.

•   Em seguida têm-se a caminhada, principal meio de locomoção de 24% da população, e o automóvel da família, com 16%.

Qualidade dos meios de locomoção

•   A grande maioria dos entrevistados considera seu principal meio de locomoção “ótimo” ou “bom”, sobretudo no caso dos meios de transporte individuais.

•    O meio de transporte que obteve pior avaliação foi o ônibus: 24% dos entrevistados o consideram “ruim” ou “péssimo”.

•    Para 37% da população, o tempo de locomoção é o principal fator na escolha do meio de locomoção da residência para sua atividade rotineira.

Segurança do meio de locomoção

•   Mais de 50% da população tem medo – “sempre” ou “na maioria das vezes” – de sofrer um acidente ou ser assaltado utilizando o meio de locomoção que mais usa entre sua residência e seu local de trabalho ou estudo.

Transporte público

•    Não há consenso com relação à qualidade do transporte público. Para 39% dos brasileiros o sistema de transporte público de sua cidade é considerado “ótimo” ou “bom”, enquanto para 28% é “ruim” ou “péssimo”

•   Os ônibus têm a pior avaliação entre os meios de locomoção urbano, mas 46% dos brasileiros consideram que o serviço melhorou nos últimos dois anos.

•    O tempo de viagem foi o aspecto que mais melhorou no transporte público de uma maneira geral.

•    Quase metade da população (49%) acredita que o transporte público de sua cidade irá melhorar nos próximos três anos.

•    Entre os não usuários de transporte público, 44% (o que representa 25% da população) não o fazem devido a não existência de transporte ou a não disponibilidade nos horários de sua necessidade.

•    A falta de transporte é um problema das cidades pequenas e/ou do interior. Nas capitais as principais razões pela não utilização do transporte público são a falta de conforto (19%), o longo tempo de locomoção (16%) e o alto custo (16%).

Para baixar o pdf completo do estudo clique aqui

Dica da matéria: Facebook do Poti Silveira Campos

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Apenas 16% Da População Brasileira Utiliza Carro Como Meio de Transporte (Pesquisa CNI-IBOPE – Agosto 2011)

  1. Felipe Koch disse:

    Então por que eles tem o direito de ocupar mais de 90% do ESPAÇO PÚBLICO de circulação?

  2. airesbecker disse:

    Os carros teriam de acupar 2.000% do espaço urbano para atender 100% da população!!!???

    • Aldo disse:

      Está certo! E se as ruas fossem alargadas, não haveria espaço para prédios!
      Mas existe uma solução para todos andarem de carro: construir uma rede de túneis subterrâneos. Claro que a iniciativa teria que ser privada e os custos arcados apenas pelos motoristas de carro interessados em virar tatus.

  3. Pingback: Cidades para quem? | Pedalante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s