Bagé dá exemplo à capital.

Desde abril deste ano a cidade de Bagé conta com ônibus equipados com suporte para bicicletas, para que passageiros possam transportar as suas magrelas até as ciclovias. A propósito, com menos de um décimo da população de Porto Alegre, Bagé possui mais ciclovias que a capital.

A cidade de Bagé, famosa por ser conservadora e tradicionalista, parece estar à frente da progressiva capital em alguns aspectos.

Esse post foi publicado em mobilidade e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Bagé dá exemplo à capital.

  1. Risoma Cordeiro disse:

    …É por isso que sempre que me perguntam; de onde eu sou eu ja respondo: “De bagé tchê!!! e pior ninguem acredita. parabens Bagé que isso sirva de lição para os nossos prefeitos.

  2. Franz disse:

    Olha só que interessante!!!
    De fato, estamos muito bem supridos de ciclovias aqui. A solução em uma delas é muito simples: quando calçaram a avenida fizeram-na um pouquinho mais larga (1,5m) e colocaram umas tartarugas delimitando avenida e ciclovia. Simples né??? Contudo, elas sempre parecem não ser numerosas o bastante. :-))
    A cidade possui um calçamento tradicional (parelelepípedo) e quase nenhum asfalto. No meu caso, por exemplo, não pego nenhuma ciclovia no trajeto para o trabalho e me obrigo a subir nas calçadas em alguns pontos.
    Outra curiosidade. Você atravessa a cidade de bike em 30 min. Este é o tempo médio que se espera para passar um ônibus comum. Aqueles que tem os suportes para bicicletas devem passar a cada 4 ou 6h, se passarem.

    Maaaaaassss, acho que as iniciativas são muito válidas. Em PoA essas coisas nunca saem do papel.

    Abração,

    FRANZ

  3. Paulo roberto disse:

    Tudo é uma questão de interesse ao bem comum. Conscientização.
    Em Florianópolis ha ônibus que tem compartimento pra levar as pranchas dos surfistas. Ou seja mais um exemplo de que quando ha vontade, muita coisa boa pode ser feita. Infelizmente Porto Alegre se preocupa sómente com o fluxo dos automóveis.

  4. djegovsky disse:

    Eu acho que sou a única pessoa do planeta que lembra disso, pois ninguém com que eu falei lembrou: nos anos 90, a Carris já teve um projeto de transporte de bike no lado externo dos ônibus em Porto Alegre. Não sei a data exata, mas deve ter sido entre 95 e 97 (por isso as pessoas não lembram, os mais jovens eram crianças e a data é longíqua demais para os mais velhos conseguirem guardar…rs).
    Que eu lembre, não chegou a durar um ano, mas foi sim implementado por um período, e seria interessante saber por quê não deu certo. (é possível que a procura tenha sido pequena na época).

Deixe um comentário

